Música dos Beatles com uso de IA é lançada e ganha curta documental; ouça e veja clipe

Canção 'Now and Then', a última do grupo, tem voz de John Lennon a partir do auxílio de sistema de inteligência artificial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

"Now and Then", música inédita dos Beatles, foi lançada nesta quinta-feira. Na quarta-feira, foi lançado um curta-metragem que, em 12 minutos, conta a história da criação da última música da banda.

Os Beatles Paul McCartney, John Lennon, Ringo Starr e George Harrison em Nova York, em 1968 - France Presse/AFP

"Now and Then — The Last Beatles Song", dirigido por Oliver Murray, tem filmagens inéditas de Paul McCartney, Ringo, George, Sean Ono Lennon e Peter Jackson. O vídeo pode ser visto no YouTube.

A voz de John Lennon, morto em 1980, foi recuperada de uma gravação antiga pelo uso de inteligência artificial, segundo anunciou Paul McCartney em junho, quando afirmou que "Now and Then" será a última gravação do grupo.

No vídeo que divulgou o lançamento da faixa, os músicos disseram saber que a morte de John Lennon seria o fim do grupo. Yoko Ono, viúva de Lennon, tinha uma fita com a voz do marido gravada. A faixa foi acrescida de baixo, por McCartney, e de bateria, por Ringo, segundo a AFP, para se tornar a última música gravada da banda com o auxílio de inteligência artificial.

"Quando viemos fazer o que será a última gravação dos Beatles, era uma demo que John tinha. Nós conseguimos captar a voz de John e a tornar pura por meio da inteligência artificial", disse Paul McCartney em uma entrevista à BBC.

A decisão de usar inteligência artificial sobre a voz de Lennon gerou polêmica, e McCartney se posicionou nas redes sociais.

"Vimos um pouco de confusão e especulações. Parece haver muito trabalho de adivinhação por aí. Não posso dizer muito nesta fase, mas, para ser claro, nada foi criado artificialmente ou sinteticamente", disse o músico. "É tudo real e todos nós tocamos na faixa. Limpamos algumas gravações pré-existentes — um processo que durou anos. Esperamos que você ame tanto quanto nós."

A música está disponível nas plataformas de streaming, como o Spotify.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.