Descrição de chapéu Livros Flip

Paraty fica sem energia no primeiro dia de Flip e Enel culpa raio na rede

Empresa responsável pela operação na região diz que derrubou o sistema por duas horas para reparos emergenciais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paraty (RJ)

A Flip ficou sem luz no começo da noite desta quinta, primeiro dia cheio de programação, causando alvoroço na festa literária.

A energia acabou antes do fim do debate entre Bernardo Carvalho e Lucrecia Zappi na Casa Folha, por volta das 19h10.

A cidade de Paraty fica sem luz na noite de quinta feira. - Zanone Fraissat/Folhapress

A mesa principal, entre o moçambicano Manuel Mutimucuio e a poeta Tatiana Pequeno, não foi afetada por ter gerador próprio, mas o programa de diversas casas paralelas foi interrompido com o susto da falta de luz.

Alguns restaurantes na região usam a luz de velas para continuar funcionando, e as pessoas andam com lanternas de celular nas pedregosas ruas escuras.

O clima geral na cidade é caótico, dominado pelo medo de que a energia não volte a tempo de reestabelecer funcionamento de hotéis e restaurantes nesta noite.

Na Casa Edições Sesc, um dos espaços com programação paralela, o compositor Dori Caymmi falou com o público e cantou em meio à escuridão.

Segundo a Prefeitura de Paraty, o apagão durará duas horas, até 21h, para reparos na rede que abastece Paraty. Já houve uma breve queda de energia no meio da tarde.

A rede elétrica da cidade fluminense é operada pela Enel.

Segundo a empresa, "um raio atingiu a linha de transmissão esta tarde e deixou o fornecimento em meia fase", diz a nota da prefeitura.

"Para o reparo da rede, os técnicos da empresa alegaram que não havia alternativa senão a suspensão do fornecimento por duas horas."

É a segunda vez que a Flip acontece em novembro presencialmente, o que demanda uso intenso de ar condicionado e ventiladores, por exemplo, além da já alta sobrecarga de pessoas usando equipamentos elétricos na cidade litorânea.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.