Descrição de chapéu Televisão internet

Rei Charles 3º aprova lei que regulamenta plataformas de streaming no Reino Unido

Nova medida permite equipara poder de agência do governo britânico sobre os serviços ao que tem sobre emissoras de TV

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O rei Charles 3º discursou a favor da lei que vai regulamentar as plataformas streaming no Reino Unido nesta terça (7) . Conforme a tradição, o discurso do rei, que foi feito durante a cerimônia de abertura do Parlamento em Londres, define questões legislativas mais urgentes do governo, dando o aval para se tornarem leis.

-
O rei Charles 3º - Getty Images via BBC

Um dos principais pontos do Lei de Mídia, como é conhecida a lei, é dar proteção para os serviços de rádio públicos do Reino Unido, como BBC, ITV e Channel 4. A medida expande o poder da Ofcom, regulamentadora de mídia do país, que passa a poder penalizar as plataformas de streaming, e busca garantir destaque e visibilidade para as produções nacionais na plataforma.

"O acesso à Internet e os serviços de streaming mudaram fundamentalmente o modo como o público consome conteúdo transmitido, mas nossas emissoras de serviço público são regidas por leis escritas há 20 anos", diz o texto do projeto.

"A Lei de Mídia é necessária para permitir que as emissoras possam competir neste novo mundo, para que possam continuar a desenvolver competências e a impulsionar o crescimento nas indústrias criativas em todo o Reino Unido."

Plataformas vêm criticando a medida, alegando que as novas regras poderiam inibir o interesse dos serviços de disponibilizar documentários para o público britânico. Em um comitê do parlamento deste ano, a Netflix ameaçou remover preventivamente filmes e programas de TV de sua biblioteca do Reino Unido para evitar violar as novas regulamentações.

A Lei de Mídia também define que o canal Channel 4 permanecerá como propriedade pública, mas permite que o canal produza seus próprios conteúdos. Ao contrário da BBC, o Channel 4 não recebe financiamento público.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.