Beatles ganham coletâneas ampliadas e remixadas pelo filho de George Martin

'The Beatles 1967 - 1970' traz como novidade a música 'Now and Then', considerada a última música da banda inglesa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os aficionados pelos Beatles têm bons motivos para comemorar. Isso porque já estão disponíveis edições atualizadas das coletâneas "1962-66" e "1967-70", conhecidas respectivamente como os álbuns vermelho e azul.

Os discos, que reúnem os maiores sucessos da banda inglesa, ganharam novas faixas. Além disso, elas foram remixadas por Giles Martin, filho do lendário George Martin, produtor que ficou conhecido como o "quinto beatle".

Os Beatles no Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York, em 1964 - AFP

A coletânea "The Beatles 1962–1966", também conhecida como álbum vermelho, foi lançada originalmente em 1973, trazendo ao todo 26 sucessos, como "Yesterday", "Help!" e "Yellow Submarine". Na nova versão, foram incluídas outras 12 faixas.

"The Beatles 1967–1970", ou o álbum azul, também foi lançado em 1973 e tem clássicos como "Strawberry Fields Forever", "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" e "Lucy in the Sky with Diamonds". Originalmente, eram 28 faixas, número que aumentou para 37 depois dos acréscimos.

Uma das novidades do disco é a música "Now and Then", lançada em novembro. Anunciada como a última música dos Beatles, a canção apresenta a voz de John Lennon, já morto, e partes gravadas pelos membros vivos Paul McCartney e Ringo Starr, bem como pelo também morto George Harrison.

Apesar dos rumores, Ringo Starr negou que a voz de John Lennon tenha sido feita com o uso de inteligência artificial.

"Paul [McCartney] e eu não teríamos feito isso. É uma música linda e uma ótima maneira de finalmente fechar essa porta", disse o baterista. Segundo ele, a faixa era de fato uma composição inacabada, na qual John Lennon canta e toca piano.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.