Após saída repentina, algumas músicas de Djavan e Gal voltam ao Spotify

Outras faixas dos artistas e de Ana Carolina e Roberto Carlos seguem fora do ar, e especialista aponta conflito de repasses

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na na tarde desta segunda, algumas faixas voltaram ao normal no Spotify depois que músicas de Djavan, Gal Costa, Maria Bethânia, Ana Carolina, Roberto Carlos e Plastic One, a banda de John Lennon com Yoko Ono, sumiram do Spotify no domingo, 28.

De Djavan, todo o disco "Malásia", de 1996, que estava quase inteiro indisponível, agora pode ser escutado. O mesmo aconteceu com "Sina", "Oceano" e "Nuvem Negra" e "Serene" de Gal Costa. Da cantora, porém, hits como "Chuva de Prata", "Topázio" e "Olha" continuam indisponíveis, assim como "Asa" e "Segredo" de Djavan.

Os discos da década de 1990 de Roberto Carlos continuam fora do ar na plataforma, assim como "Prá Rua Me Levar" e "Encostar Na Tua" de Ana Carolina, que tem os discos "Estampado", de 2003 e "Dois Quartos", de 2002, quase inteiramente indisponíveis.

A cantora baiana Gal Costa - Arquivo Nacional

No domingo, faixas como "Oceano", "Sina" e "Asa" continuaram aparecendo nos seus respectivos álbuns na plataforma, mas estavam indisponíveis para a reprodução. O mesmo aconteceu com hits como "Pra Rua Me Levar", de Maria Bethânia, "Nuvem Negra" e "Serene", de Gal Costa, "Encostar na Tua", de Ana Carolina, e discos quase inteiros de Roberto Carlos da década de 1990.

Segundo Julian Lepick, consultor do mercado fonográfico, a retirada de músicas da plataforma pode ter relação com o pagamento de direitos autorais. Segundo ele, a editora responsável por administrar toda a obra de um artista como, por exemplo, Djavan, pode ter pedido pela retirada das faixas após não receber o pagamento adequado por parte do Spotify ou, ainda, da gravadora encarregada de distribuir as faixas.

"Há brechas pra colocar o conteúdo no ar e para questionar os recebimentos por eles. Isso pode resultar em reclamações e pedidos de remoção como forma de protesto para resolver a situação de devolver o conteúdo ao ar, você pode notar que os conteúdos não foram completamente removidos, eles ainda estão lá, apenas não podem ser reproduzidos", diz.

Procuradas pela reportagem, a assessoria do Spotify afirmou que está apurando o que pode ter acontecido. Os discos retirados são distribuídos pela Sony Music e não estão ausentes de outros streamings de música como Amazon Music e Deezer. A assessoria da Sony afirmou que irá checar o ocorrido e que se manifestará caso o problema envolva a gravadora e não apenas o Spotify.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.