Descrição de chapéu Obituário Christine Yufon (1920 - 2024)

Morre aos 100 Christine Yufon, escultora e referência para os joalheiros no Brasil

Artista chinesa radicada no país foi modelo, galerista, expôs suas obras no Masp e chegou a ter uma escola de etiqueta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Christine Yufon, modelo e artista chinesa radicada no Brasil, morreu aos cem anos, neste domingo, em São Paulo. A informação foi confirmada pelo estilista Dudu Bertholini, seu amigo.

A artista e criadora de joias Christine Yufon
A artista e criadora de joias Christine Yufon - Reprodução/Instagram

Yufon nasceu em Pequim, em 1920, mas precisou sair da China com a tomada do governo pelos comunistas. Ela e seu marido, o francês Georges Constant Collet, foram morar em Paris, deixando propriedades agrícolas e uma fábrica de cigarros para trás.

A artista veio ao Brasil em 1951. Foi morar no bairro de Higienópolis, em São Paulo, e começou a carreira de modelo. Chegou a ser manequim da Casa Vogue, desfilou para nomes como Dener Pamplona Abreu e abriu sua própria escola de etiqueta.

Mais tarde, na década de 1970, fundou a galeria Miroglio & Yufon, com a sócia Angioleta Miroglio-Cattani, que lançou ao circuito artistas e joalheiros como o escultor Domenico Calabrone.

A própria Yufon se tornaria escultora, anos depois, utilizando materiais como bronze, pedra e madeira para produzir peças inspiradas no passado cultural de sua terra natal. Já artista, na década de 1980, realizou duas exposições no Masp e chegou a apresentar suas obras na China.

Colar de madeira criado por Christine Yufon, em 2009 - Diego Padgurschi/Folhapress

Ela também se tornou uma referência para o design de joias no Brasil. Em 2009, Yufon abriu a 26ª edição da São Paulo Fashion Week com seu trabalho autoral como criadora de joias. As modelos usaram colares, brincos e braceletes pensados pela artista.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.