Descrição de chapéu Obituário Damo Suzuki (1950 - 2024)

Morre Damo Suzuki, antigo líder da banda alemã Can de rock experimental, aos 74

Músico recebeu diagnóstico de câncer de cólon há uma década; aos seus 33 anos, doença foi detectada pela primeira vez

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Líder da banda Can no início dos anos 1970, o cantor Damo Suzuki morreu aos 74 anos. A informação foi divulgada no perfil do músico no Instagram. Nascido no Japão, Suzuki, cujo nome de batismo era Kenji Suzuki, entrou para a banda depois que seus fundadores, Jaki Liebezeit e Holger Czukay, o viram tocando em um bairro boêmio de Munique —o grupo havia acabado de perder seu vocalista original, o americano Malcolm Mooney.

O músico Damo Suzuki, morto aos 74 anos, em imagem de 2010 - Divulgação

Suzuki havia recebido um diagnóstico de câncer de cólon há uma década. A primeira vez em que a doença havia sido detectada em seu organismo foi quando o músico tinha apenas 33 anos. As causas de sua morte não foram divulgadas.

"É com grande tristeza que temos que anunciar a morte de nosso maravilhoso amigo Damo Suzuki, ontem, sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024", diz o post no Instagram. "Sua energia criativa sem limites tocou muitas pessoas em todo o mundo, não apenas com o Can, mas também com sua carreira solo. A alma bondosa e o sorriso atrevido de Damo farão falta para sempre."

A Can foi uma banda de rock experimental fundada na Alemanha dois anos antes da entrada de Suzuki, em 1968. Ela se consolidou como um dos expoentes do movimento krautrock, nome originalmente pejorativo dado às bandas experimentais alemãs surgidas no fim dos anos 1960 e na década de 1970.

Com o sucesso dos conjuntos, no entanto, o termo ganhou significado positivo, designando um gênero ancorado em dissonâncias e ruídos, colagens sonoras e improvisação.

Os membros fundadores do Can, Liebezeit e Czukay, e o guitarrista Michael Karoli, já morreram. Entre 1970 e 1973, quando Suzuki liderou a banda, foram lançados três de seus álbuns mais conhecidos, "Tago Mago", de 1971, "Ege Bamyasi", de 1972, e "Future Days", de 1973.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.