França vai testar ajuda psicológica no cinema com filme sobre agressão sexual

Placa alerta público de 'When It Melts' sobre possibilidade de conversar com membros de associações de combate ao suicídio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jordi Zamora
Paris, França | AFP

A França testará ajuda psicológica nos cinemas pela primeira vez por ocasião da estreia de "When It Melts", um filme sombrio da diretora belga Veerle Baetens que aborda de forma direta o trauma da agressão sexual na infância.

"A ideia de 'cine-safe' é basicamente dizer que um cinema é um lugar onde você pode se sentir seguro, sejam quais forem as emoções que você vai sentir, e que você não está sozinho", explicou à AFP por telefone a promotora da ideia, Mélanie Simon-Franza, gerente da La Grande Distribution.

Cena de 'When It Melts', filme sobre abuso sexual na infância
Cena de 'When It Melts', filme sobre abuso sexual na infância - Divulgação

"When It Melts", filme de 2023, narra o retorno à sua cidade natal de Eva, uma jovem devastada por um trauma que sofreu na infância. Em seu carro ela carrega um enorme bloco de gelo, elemento importante para ajudá-la a enfrentar o passado.

O filme é a estreia na direção da atriz belga Veerle Baetens, que se destacou em 2012 ao estrelar o filme indie "Alabama Monroe".

"When It Melts" é inspirado em um romance que fez enorme sucesso nos Países Baixos e na Bélgica, "Débâcle", de Lize Spit, quando foi lançado em 2016.

Baetens diz estar muito feliz com a iniciativa da La Grande Distribution.

No início do filme, que estreia nesta quarta-feira, 28, na França, uma placa alertará os espectadores (maiores de 12 anos) que podem pedir ajuda ou simplesmente conversar por telefone com membros de associações de bem-estar infantil ou de combate ao suicídio.

"Para ser sincera, tentamos fazer o mesmo no meu país, mas o distribuidor não cooperou. E é por isso que estou muito feliz que na França eles tenham sido sensíveis", explicou a diretora à AFP.

Além desta promoção de linhas telefônicas de apoio, a La Grande Distribution planeja organizar quase 50 exibições especiais, com voluntários que estarão disponíveis para sessões de escuta e debate com os telespectadores.

"É uma espécie de trampolim ou mediação entre um debate entre cinéfilos e um psicólogo", explica Mélanie Simon-Franza.

"When It Melts" mantém o suspense por meio de flashbacks. A protagonista é interpretada por duas atrizes, Charlotte de Bruyne e Rosa Marchant. Esta última ganhou o prêmio de melhor atriz no festival de cinema independente de Sundance em 2023, aos 16 anos.

O cinema mundial, especialmente na Europa e nos Estados Unidos, vive tempos turbulentos com o movimento #MeToo, que começa a provocar mudanças profundas na forma como as cenas sexuais são gravadas.

Para "When It Melts", Veerle Baetens recorreu regularmente a uma psicóloga, com quem preparou cuidadosamente algumas cenas difíceis que podem chocar o espectador.

"O olhar masculino deve existir. Mas há cem anos só existe esse olhar. E acho que estamos em uma época muito interessante, em que o olhar feminino também é levado em consideração", explica Baetens.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.