Descrição de chapéu Obituário Claude Montana (1947 - 2024)

Morre Claude Montana, estilista que brilhou na década de 1980, aos 76 anos

Ele se destacou por seus desfiles teatrais e pelo uso de ombreiras, mas perdeu espaço após dificuldades financeiras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

O estilista francês Claude Montana morreu aos 76 anos nesta sexta-feira (23), em Paris. A informação foi confirmada por fontes próximas a ele à agência AFP. Montana se destacou na moda durante os anos 1980 antes de ser ofuscado por dificuldades financeiras.

"O hospital Bretonneau em Paris me informou sobre o falecimento dele nesta manhã", disse uma pessoa próxima a Montana, que pediu para permanecer em anonimato.

Imagem do estilista Claude Montana em 1989 - Pierre Guillaud / AFP

Montana despontou na cena da moda nos anos 1970 e teve seus anos dourados na década seguinte. Figura conhecida na vida noturna parisiense, fundou sua própria marca em 1979 e, anos depois, recusou a oferta da Dior para se tornar seu diretor artístico, responsável tanto pela alta-costura quanto pelo "prêt-à-porter". Optou, em vez disso, pela Lanvin, que buscava revitalizar suas coleções.

Na época, a Lanvin celebrava seu centenário. Após ser contratado pela marca de moda, Montana recebeu em duas ocasiões consecutivas o prêmio Dedal de Ouro, a mais alta distinção da moda francesa.

Apesar de ser um homem discreto, seus desfiles eram "grandes espetáculos" quase teatrais, segundo seu colega Christian Lacroix. Suas marcas registrada eram o uso de grandes ombreiras, o couro e a cintura de vespa.

"De desfile em desfile, fosse para sua própria marca ou para Lanvin no começo dos anos 1980, imagina uma elegância feminina original, associada à força e ao poder", destacou, em nota, a ministra da Cultura francesa, Rachida Dati.

Nascido em 29 de junho de 1947, em Paris, ele era filho de pai catalão e mãe alemã. Os pais não aprovaram suas inclinações artísticas nem seu estilo de vida e, ao iniciar sua carreira na moda, cortaram relações com ele, apesar de seu sucesso.

Jacqueline, sua irmã caçula, seguiu seus passos na carreira e chegou a ser sua assistente durante anos.

No fim da vida, o estilista enfrentou problemas de saúde e, em 2008, foi agredido em sua casa por um ex-dançarino de discoteca que ele havia conhecido em uma noite.

O ataque deixou sequelas graves e Montana precisou lidar com um processo judicial. Seu agressor o acusava de tê-lo contaminado com hepatite B. Montana retornou esporadicamente à moda, mesmo fora de destaque.

"Sim, sinto falta da moda. Terrivelmente", confessou em 2016 à revista Gala. "Agora sou um veterano. Fui esquecido."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.