Descrição de chapéu Lollapalooza

Blink-182 faz piadas de sexo e troça dos Beatles em show enérgico no Lollapalooza

Banda americana fecha o primeiro dia do festival de música no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, nesta sexta-feira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Blink-182 começou seu primeiro show no Brasil com energia suficiente para fazer os fãs esqueceram que eles se atrasaram por um ano. Escalado para o Lollapalooza de 2023, o grupo de pop punk cancelou a apresentação em cima da hora por causa de problemas de saúde, mas prometeu que viria à próxima edição do festival.

O trio liderou a programação desta sexta-feira no evento que acontece no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, entre esta sexta-feira e domingo. O show começou com um minuto de antecedência, às 21h29, no palco Budweiser, onde as principais atrações do festival se apresentam.

O bateirista do Blink-182, Travis Baker, em show no Lollapalooza, realizado no Autódromo de Interlagos, na zona Sul de São Paulo
O bateirista do Blink-182, Travis Baker, em show no Lollapalooza, realizado no Autódromo de Interlagos, na zona Sul de São Paulo - Adriano Vizoni/Folhapress

A apresentação teve início com "Anthem Part Two", do disco "Take Off Your Pants and Jackets", de 2001. Em seguida, o grupo tocou "The Rock Show", do mesmo álbum, e terminou o bloco de abertura com "Family Reunion", fazendo a plateia pular e gritar todos os palavrões que se repetem ao longo da faixa.

Os fãs se entreolhavam, com os olhos arregalados, como se não acreditassem que os músicos vieram mesmo. Faz mais ou menos 25 anos que o Blink-182 virou fissura entre adolescentes, que viam suas frustrações e anseios juvenis representadas nas letras e no jeito rebelde e desbocado do grupo.

Isso não mudou. "Essas músicas são sobre sexo", disse Tom DeLonge, o vocalista e guitarrista, antes de apresentar "Feeling This", de 2003, que narra uma transa.

As piadas de teor sexual não pararam. Eles falaram ainda em transar com a mãe um do outro, que o palco estava molhado como é a genitália das mulheres, com direito a elogio às brasileiras, e que um já tinham visto o pênis um do outro mais do que os seus próprios.

Nem Paul McCartney escapou da troça, com seu nome enfiado no meio da uma brincadeira sobre masturbação. "O Blink é melhor que os Beatles. Quem são eles?", disse Mark Hoppus, o baixista, antes de tirarar sarro do Metallica e do My Chemical Romance.

Pai do pop punk, o Blink-182 mostrou no show que domina o gênero até hoje. A banda fez uma ode à música emo e ao rock melódico, com boa união de seus maiores sucessos, transportando o público direto para os anos 1990 e 2000. O poder deles está mesmo na nostalgia. Prova disso é que as faixas mais novas não empolgaram tanto os fãs.

É inegável também que o grupo pavimentou um cenário hoje popular de novo graças ao pop rock adolescente de Olivia Rodrigo e às investidas no punk de Willow Smith e Machine Gun Kelly, outros artistas da nova geração.

O hit "I Miss You", deixado para a reta final da apresentação, entoado com força pelo público, foi a maior prova da tração que o grupo ainda tem, apesar de estar longe das paradas. "Espero que tenhamos feito valer a espera", disse Hoppus, o baixista, que recebeu resposta com berros de alegria.

O show terminou com a mesma energia do começo, coroado por "All the Small Things", outro sucesso da banda, que fez as pessoas abrirem rodas de empurra-empurra no meio da multidão. Fogos de artifício barulhentos explodiram após a apresentação, dando fim ao dia que o Lollapalooza dedicou ao rock.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.