Descrição de chapéu Todas

'É com muita coragem que ainda estou aqui', diz Fernanda Montenegro

Atriz que faz 80 anos de carreira têm agenda lotada e levará obra da feminista Simone de Beauvoir aos palcos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Prestes a completar 95 anos, Fernanda Montenegro descansa um pouco antes de retomar a sua agenda de compromissos. Para comemorar seus 80 anos de carreira, ela subirá ao palco do teatro Prio, no Rio de Janeiro, para dar vida à obra "A Cerimônia do Adeus", escrita em 1981 pela filósofa francesa Simone de Beauvoir.

0
Fernanda Montenegro no Teatro Paulo Autran, do Sesc Pinheiros, em São Paulo - Mathilde Missioneiro/Folhapress

"Aos 16 anos dei início à minha vocação ainda dentro de uma herança cultural. Hoje, aos 94, vejo o fim da era ‘No Princípio Era o Verbo’", ela afirma, com um tom profético e grandiloquente. "O novo tempo tem como símbolo o botão eletrônico. Chegaremos além de Júpiter."

No final de semana, Fernanda foi ovacionada durante uma sessão de "O Que nos Mantém Vivos?", uma colagem de Bertold Brecht capitaneada pelo ator Renato Borghi. Rodeada pelo elenco da peça, a atriz fez um discurso, louvando os teatros cheios na cidade, até em comparação com os cinemas..

Única atriz brasileira indicada ao Oscar, Fernanda protagonizou o último trabalho feito pelo diretor Breno Silveira. Interpretando a personagem que dá nome ao filme, "Vitória" estreia nos cinemas em agosto. "[Foi] uma entrega absoluta. Por incrível que pareça, continuo com projetos de teatro e cinema", diz. Em paralelo, Fernanda participou das filmagens de "Ainda Estou Aqui", novo projeto do cineasta Walter Salles

"O ano 2024 é já de muitos compromissos de trabalho. A propósito dos meus 95 anos chegando, repito, como lema, é com muita coragem que ainda estou aqui."

A Cerimônia do Adeus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.