Descrição de chapéu Filmes

Hiroshima quer que Oscar de 'Oppenheimer' gere debate após Japão rejeitar filme

Longa só será exibido este mês no país, onde causou polêmica por supostamente suavizar impacto da bomba nuclear

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Irene Wang
Hiroshima | Reuters

A meio mundo de distância de Hollywood, cidadãos em Hiroshima, no Japão, comentaram a vitória no Oscar de "Oppenheimer", filme que mostrou como foi desenvolvida a bomba atômica que devastou a cidade há 78 anos.

O longa-metragem biográfico sobre o físico J. Robert Oppenheimer ganhou sete estatuetas do Oscar na noite deste domingo no Academy Awards, incluindo a principal, de melhor filme, após arrecadar US$ 954 milhões em todo o mundo.

OPPENHEIMER
Cillian Murphy em cena de 'Oppenheimer', de Christopher Nolan - Divulgação

Mas "Oppenheimer" ainda não foi exibido no Japão, único país a ter sofrido bombardeio nuclear durante os ataques dos Estados Unidos em Hiroshima e Nagasaki no final da Segunda Guerra Mundial.

"Eu definitivamente gostaria de assistir a este filme", disse Yasuhiro Akiyama, um professor de 43 anos. "Espero que mais pessoas ao redor do mundo que tenham visto o filme queiram visitar Hiroshima e vir ao Memorial da Paz e à Cúpula da Bomba Atômica."

"Oppenheimer" finalmente será lançado no Japão em 29 de março, cerca de oito meses após sua estreia.

Houve quem duvidasse que o filme seria exibido no Japão. Algumas pessoas criticaram a produção e seu marketing, alegando que havia sido suavizado o impacto dos bombardeios nos seres humanos.

Muitos japoneses se sentiram ofendidos por uma campanha criada por fãs chamada "Barbenheimer" que ligava o filme a "Barbie", blockbuster que estreou no mesmo dia.

Teruko Yahata, sobrevivente do bombardeio de Hiroshima, disse na semana passada à Reuters que estava ansiosa para ver "Oppenheimer" e que esperava ver ressurgir o debate sobre armas nucleares.

Esse sentimento foi ecoado por vários residentes de Hiroshima entrevistados depois que o filme conquistou o Oscar.

"Acho importante ter um mundo pacífico onde as pessoas não lutem mais umas contra as outras. Espero que este filme dê a todos a oportunidade de aprender sobre a paz", disse Miyuki Hirano, uma enfermeira de 44 anos.

Yoshito Ihara disse duvidar que nações com armas nucleares abandonem as armas, mas espera que o filme possa educar indivíduos e motivá-los a pedir mudanças.

"Não vi o filme, mas acho que é uma chance para os japoneses comuns aprenderem [sobre o bombardeio]", disse Iwata, um corretor de imóveis de 63 anos. "É uma questão contra a qual cada pessoa no mundo deve continuar lutando."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.