Descrição de chapéu Obituário Akira Toriyama (1955 - 2024)

Morre Akira Toriyama, criador de 'Dragon Ball' e 'Dr. Slump', aos 68 anos

O artista japonês também é conhecido por seu trabalho na franquia de videogames 'Dragon Quest'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tóquio (Japão) | AFP

Morreu aos 68 anos Akira Toriyama, um dos maiores autores de mangás contemporâneos, criador do "Dragon Ball", um fenômeno no Brasil e mundo graças aos mais de 300 episódios da sua série animada.

A morte foi anunciada nesta sexta-feira (8) por sua editora e seu estúdio de produção.

Homem de óculos sorri e foto preto e branco
O mangaká Akira Toriyama - Jiji Press/AFP

"É com profunda tristeza que informamos que o criador de mangá Akira Toriyama faleceu em 1º de março devido a um hematoma subdural agudo", publicou a conta oficial da franquia "Dragon Ball" no X. Um hematoma subdural é um quadro grave em que o sangue se acumula entre o crânio e a superfície do cérebro.

O comunicado da Bird Studio, produtora de Toriyama, explica que o artista morreu enquanto ainda tinha "vários trabalhos em andamento".

"No entanto, ele deixou muitos títulos de mangá e obras de arte neste mundo. Esperamos que o mundo único criado por Akira Toriyama continue sendo amado por todos por muito tempo", concluiu o comunicado.

O estúdio informou que o funeral já ocorreu, com a presença de família e de poucos amigos próximos, e pediu aos seus seguidores que não enviem flores ou presentes.

Nascido em 1955 em Nagoya, no centro do Japão, Toriyama se interessou pelo universo dos mangás desde cedo. Os colegas da escola foram os primeiros leitores de suas obras.

Ele iniciou a carreira profissional em 1977, lançando "Wonder Island", depois de ter dois trabalhos negados num concurso para jovens autores. Ele se tornaria mais conhecido na década seguinte, quando "Dr. Slump" se tornou uma série de televisão.

A história do inventor Senbei Norimaki, que desejava construir a primeira robô do mundo, se tornou uma febre, vendendo, mundialmente, 35 milhões de exemplares. Com o sucesso comercial, Toriyama se firmou como um nome respeito da indústria dos mangás.

Foi nesse contexto que ele criou "Dragon Ball", um dos quadrinhos mais bem-sucedidos e influentes de todos os tempos. A primeira fase do mangá, que conta a história da infância e da adolescência de Goku, também foi parar na televisão, sendo exibido, primeiramente, pela TV Fuji, em 1986 e, em seguida, exportado pelo mundo inteiro.

A história, livremente inspirada em um romance chinês do século 16, começou a ser publicada em 1984 e desde então se expandiu para várias séries de anime, filmes e videogames. Estima-se que o mangá vendeu pelo menos 260 milhões de exemplares em todo o mundo.

Seu protagonista é Son Goku, um guerreiro especialista em artes marciais que viaja pelo mundo em busca de esferas mágicas que, quando reunidas, invocam um dragão com o poder de realizar desejos.

Com aliados como Krilin, Vegeta, Piccolo, Ten Shin Han ou seu filho Gohan, Goku luta contra monstros como Freeza ou Cell, que ameaçam o futuro da Terra e do universo.

No Brasil, o quadrinho foi publicado pela primeira vez no início dos anos 2000 pela editora Conrad e, ao longo dos últimos anos, foi republicado em diferentes edições pela Panini.

Mas o que consolidou a franquia como fenômeno no país foi a exibição dos mais de 150 episódios de "Dragon Ball" —em que Goku ainda é criança— e os quase 300 episódios de "Dragon Ball Z" —com Goku já adulto— em programas matinais como o Bom Dia & Cia, do SBT, e a TV Globinho, além de canais como a Band e o Cartoon Network.

A editora Shueisha disse em comunicado que estava "profundamente entristecida com a notícia repentina de sua morte".

Eiichiro Oda, criador de outra grande franquia de mangá japonesa, "One Piece", afirmou que Toriyama faleceu "muito cedo" e que deixou "um padrão muito alto" como legado nos mangás. "Pensar que nunca mais o verei. Estou tomado pela tristeza", afirmou Oda.

Em 2015, Toriyama começou a trabalhar numa sequência para "Dragon Ball", ao lado do artista Toyotarau. Juntos, eles criaram o universo do "Dragon Ball Super", com 22 volumes publicanos e um anime de 131 episódios, exibido pelos três anos seguintes.

Em paralelo ao sucesso como autor de mangás, Toriyama foi uma figura muito respeitada na indústria dos games. Ele foi o próprio designer de toda a franquia de RPGs Dragon Quest. Além disso, ele também criou os personagens de Chrono Trigger.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.