'One Piece', mangá mais vendido do mundo, ganha tom épico em série da Netflix

Eiichiro Oda, criador dos quadrinhos que já venderam mais que o Batman, superou medo de ver sua obra como live-action

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cena da série

Cena da série "One Piece", da Netflix Divulgação

São Paulo

Saqueadores violentos que navegam pelos mares em busca de tesouros, aventureiros libertários que não abaixam a cabeça para governantes tiranos ou fanfarrões boêmios viciados em rum.

Seja como for, a figura mítica dos piratas já inspirou incontáveis narrativas, apesar de poucas terem feito tanto sucesso quanto "One Piece", mangá que nesta semana ganha uma adaptação em live-action, isto é, com atores, pela Netflix.

Cena da série "One Piece", da Netflix
Cena da série "One Piece", da Netflix - COURTESY OF NETFLIX

Os quadrinhos japoneses criados por Eiichiro Oda em 1996 se tornaram o mangá mais vendido da história, com cerca de 516 milhões de cópias espalhadas por 61 países, e inspirou uma série animada já em 1999, que continua em exibição.

Chegou a entrar no "Guinness World Records" pelo recorde de história em quadrinhos de um mesmo autor com mais volumes publicados, superou o Batman, titã da DC, em vendas pelo mundo e só fica atrás da tiragem das revistas do Super-Homem, em circulação desde 1938.

Em "One Piece", após a execução do maior pirata de todos os tempos, Gol D. Roger, corsários vão ao mar em busca do tesouro que dá nome ao mangá, capaz de transformar quem o encontrar no novo rei dos piratas. Monkey D. Luffy, o protagonista, é jovem destemido e bem-humorado que sonha com o título.

Um homem-borracha, capaz de esticar seu corpo o quanto quiser, Luffy ganhou poderes depois de ingerir o chamado "fruto do diabo". Sempre com seu chapéu de palha, o protagonista sai pelos mares à procura de uma tripulação, para finalmente viajar em direção à Grand Line, faixa de oceano que cruza o globo, conhecida pelas águas de difícil navegação e povoada pelos mais temidos corsários e criaturas fantásticas.

No caminho, Luffy faz amigos que se tornam seus companheiros. Zoro é um espadachim que quer ser o melhor do mundo; Nami é uma navegadora que quer desenhar o mapa de todos os mares; Usopp é um atirador medroso que deseja ser herói; Sanji, um cozinheiro que domina artes marciais e almeja encontrar o All Blue, mar com as mais variadas espécies de peixes, e mais seis personagens com diferentes aspirações.

Conforme a trama avança, a tripulação precisa lidar com situações mais complexas que meros combates —apesar de as cenas de luta serem um ponto forte da obra—, que vão do enfrentamento a um establishment opressor até conflitos pessoais que remetem à infância dos personagens.

Os detalhes do universo criado por Oda e o apelo sentimental ligado aos flashbacks são, por sinal, os motivos atrelados ao sucesso do mangá nesses 27 anos. "A longevidade está ligada à criatividade de Oda para criar lugares e conflitos. Mas a história é sobre muito mais. Fala de opressão, controle, inseguranças pessoais. São muitos temas atuais", diz Matt Owens, produtor da série da Netflix.

Agora, "One Piece" é mais uma produção sobre piratas a desembarcar nas telas de Hollywood, com a vantagem de estrear com uma base de fãs já consolidada em todo o mundo, o que faz do título uma das principais apostas do serviço de streaming no ano.

"Eu acreditava que os mundos dos mangás não haviam sido feitos para serem adaptados para live-action. Recebi muitas ofertas para 'One Piece', mas recusei todas por muitos anos", diz Eiichiro Oda. Reservado, o mangaká mais famoso do mundo não mostra o rosto na conversa por vídeo com a imprensa.

Ele mudou de ideia graças ao avanço das tecnologias dos estúdios, que o convenceram de que a adaptação seria possível. Ultimamente, mangás e animes vêm ganhando as telas, em versões em carne e osso, com certa frequência, como atestam "Dragon Ball Z Evolution" e "Death Note". Mas, para Oda, esses não são "casos de sucesso".

O desafio é similar ao das adaptações de filmes animados em 2D. "Você tem um mundo bidimensional, e no papel você pode desenhar o que quiser. Mas quando você adiciona uma terceira dimensão, é preciso conferir um grau de realidade para as pessoas acreditarem no que estão vendo", diz Marc Jobst, um dos produtores e também diretor da série da Netflix.

Para alcançar o objetivo, recorreram a lentes especiais de filmagem, uma versão maior das MiniHawk, que permitem takes amplos da paisagem ao mesmo tempo em que o foco está nos atores, filmados de perto. "Quem vê sente que está explorando aquele mundo junto com os personagens", afirma o diretor.

As filmagens ocorreram na Cidade do Cabo, na África do Sul. Objetos e comidas específicas foram criados para se igualar aos desenhos de Oda, enquanto o cenário foi construído para parecer "que já estava lá há muito tempo antes de a tripulação desembarcar". Um time de 70 profissionais foi contratado para dar textura às roupas que, na animação, têm apenas cor.

As condições de Oda nas negociações com a Netflix foram que a adaptação não poderia alterar a história passada dos personagens, tampouco os super-poderes conferidos a quem come os chamados "frutos do diabo" — os usuários, porém, perdem a capacidade de nadar.

"No Japão, minha geração cresceu vendo filmes de Hollywood, como ‘Indiana Jones’, ‘E.T.’ e ‘Exterminador’. Se Hollywood fosse adaptar ‘One Piece’, minha expectativa era ter uma produção seria de alto nível", diz Oda. Desejo realizado, segundo ele.

O estúdio americano já vinha apostando na fama do mangá quando disponibilizou em sua plataforma as temporadas da animação com dublagem própria para o português, passando a competir com o Crunchyroll, um streaming de nicho com mais de 900 séries de animações asiáticas no catálogo.

Os volumes de "One Piece" circulam no Brasil desde 2002, o que levou à formação de uma base sólida de fãs, apesar de a animação ter sido picotada na TV aberta, ao contrário de títulos como "Naruto" e "Dragon Ball".

Basta ir à Liberdade, bairro japonês de São Paulo, para encontrar camisetas, chaveiros e bonecos com a cara de Luffy nas lojas e barraquinhas. Até a cantora Elza Soares, morta no ano passado, publicou em seu Twitter, em 2020, que assistia a "One Piece" com a neta e adorava.

Com a produção, a Netflix espera atrair um público ainda mais amplo, formado por pessoas que ainda não conhecem o mangá ou o anime. Afinal, a aventura épica, com sequências de batalhas e enormes monstros do mar construídos com efeitos visuais de ponta, toca em temas universais.

"Todo mundo pode se identificar com essa realidade", diz Jobst. Apesar dos momentos sombrios, o otimismo é regra dentro da saga. Um alívio para Eiichiro Oda, que vê nesse jeito esperançoso a missão de seus personagens.

One Piece

  • Quando Estreia nesta quinta (31), na Netflix
  • Classificação 14 anos
  • Elenco Iñaki Godoy, Mackenyu e Emily Rudd
  • Produção EUA, Japão, Reino Unido e África do Sul, 2023
  • Criação Steven Maeda e Matt Owens
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.