Descrição de chapéu Multitela Filmes Televisão

Onde assistir aos curtas de Alice Guy-Blaché, a pioneira da ficção no cinema

Veja outros destaques da programação da televisão e do streaming desta terça-feira (12)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jacqueline Cantore
São Paulo


A plataforma exibe três curtas-metragens de Alice Guy-Blaché, considerada a primeira diretora de filmes com narrativa de ficção, a partir de 1896. Autodidata, ela produziu ou dirigiu mais de 600 filmes mudos, inovando em técnicas de cinematografia e efeitos visuais.

Cena de 'O Cair das Folhas', de 1912, de Alice Guy-Blaché
Cena de 'O Cair das Folhas', de 1912, de Alice Guy-Blaché - Reprodução

Até 1904 era provavelmente a única cineasta no mundo. Os curtas-metragens são "O Cair das Folhas "(de 1912), "A Orfã do Oceano" (de 1916) e "A Garota da Poltrona" (de 1912).

MUBI, livre


Que História É Essa Porchat?

A nova temporada estreia ao vivo em clima de comemoração dos cinco anos no ar. No primeiro episódio, histórias de Iza, Junior Lima e Ingrid Guimarães. Os próximos episódios prometem Murilo Benício, Tati Machado e Priscilla Alcantara, e o programa estreia em abril na TV Globo com curadoria especial.

GNT e Globoplay, 21h45, 14 anos


Uma Pitada de Sorte

Inédito na TV aberta, o filme é uma comédia protagonizada por Fabiana Karla, que faz o papel de uma animadora de festas infantis que sonha em ser chef. Sua vida começa a mudar quando ela é escolhida para fazer um reality de culinária na TV.

TV Globo, 15h25, 10 anos


Provoca

Marcelo Tas provoca a promotora de Justiça Lívia Santana Vaz, perguntando: "Meritíssima, o ministro Flávio Dino é negro?". Ela responde: "Eu brinco que não sou porteira de Wakanda, porém, eu acho que é muito confortável poder escolher quando se é branco e quando não se é. Eu não tive essa escolha". Os dois ainda conversam sobre política, vida pessoal e muito mais.

TV Cultura, 22h, livre


Trapaça

Muito da comédia dramática dirigida por David O. Russel foi improvisada, porque o diretor prefere que personagens se sobressaiam à trama. A história é sobre dois vigaristas, Irving e Sidney, coagidos por um agente do FBI a cooperar em uma operação, mas a esposa de Irving pode arruinar tudo.

HBO Extreme, 23:55, e Max, 14 anos


Por Que Elas Fazem Música

Em janeiro de 2024, dez compositoras, musicistas, arranjadoras e produtoras se reuniram por uma semana na serra de Minas Gerais para compartilhar experiências no primeiro song camp para mulheres, mentoradas por Fernanda Takai. A série em quatro episódios documenta o processo de criação das artistas.

YouTube da UBC, União Brasileira de Compositores, livre

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.