Descrição de chapéu Filmes Oscar 2024

Produtor de 'Zona de Interesse' discorda de fala de Jonathan Glazer no Oscar

Diretor de longa sobre Holocausto recebeu apoio de organização militar israelense por seu discurso pelo cessar-fogo em Gaza

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O produtor executivo de "Zona de Interesse", Danny Cohen, tornou-se o primeiro membro da equipe de produção do filme a abordar publicamente o discurso do diretor Jonathan Glazer no Oscar, dizendo: "Eu simplesmente discordo fundamentalmente de Jonathan".

Ao aceitar o prêmio no último domingo (10) por melhor filme estrangeiro, Glazer comparou seu filme sobre o Holocausto ao conflito atual em Gaza. Ele foi acompanhado no palco pelo produtor James Wilson e pelo produtor executivo Len Blavatnik.

Jonathan Glazer ao receber o Oscar por 'Zona de Interesse', em Los Angeles - Robyn Beck - 10.mar.24/AFP

"Todas as nossas escolhas foram feitas para refletir e nos confrontar no presente, não para dizer olhem o que eles fizeram naquela época, mas sim olhem o que fazemos agora", disse Glazer, de acordo com a transcrição oficial do discurso do Oscar.

"Nosso filme mostra como a desumanização leva ao pior cenário, moldando nosso passado e presente. Neste momento, estamos aqui como pessoas que refutam que o seu judaísmo e o Holocausto sejam sequestrados por uma ocupação que levou muitas pessoas inocentes ao conflito, sejam os israelenses vítimas do 7 de outubro ou [os palestinos] do ataque em Gaza."

O diretor se referiu a ocupação de Israel de territórios palestinos, ação que ocorre há anos apesar da desaprovação da ONU.

Cohen, o produtor, disse que foi contatado por muitas pessoas da comunidade judaica que achavam que o filme era crucial para a educação sobre o Holocausto e ficaram chateadas por ele ter sido "confundido com o que está acontecendo agora [em Gaza], fosse a intenção de Jonathan ou não ao fazer a comparação."

O produtor acrescentou que não apoiava os comentários de Glazer. "Eu simplesmente discordo fundamentalmente de Jonathan sobre isso", disse ele.

"A guerra e a continuação da guerra são da responsabilidade do Hamas, uma organização terrorista genocida que continua a manter e abusar dos reféns, que não usa os seus túneis para proteger os civis inocentes de Gaza, mas para se esconder e permitir que palestinos morram. Penso que a guerra é trágica e terrível e a perda de vidas civis é terrível, mas culpo o Hamas por isso."

Nesta quinta (14), a Fundação dos Sobreviventes do Holocausto dos EUA atacou Glazer pelo que descreveu como seu discurso "moralmente indefensável" no Oscar.

Numa carta publicada no site da organização, o presidente da fundação, David Schaecter, escreveu: "Você fez um filme sobre o Holocausto e ganhou um Oscar. E você é judeu. Bom para você. Mas é vergonhoso que você presuma falar em nome dos seis milhões de judeus, incluindo um milhão e meio de crianças, que foram assassinados apenas por causa da sua identidade judaica."

"Você deveria ter vergonha de usar Auschwitz para criticar Israel. Se a criação, existência e sobrevivência do Estado de Israel como um Estado judeu equivale a ‘ocupação’ na sua mente, então obviamente você não aprendeu nada com o seu filme."

Glazer também recebeu apoio aos seus comentários, como da organização de veteranos militares israelenses Breaking the Silence, que postou uma declaração nas redes sociais dizendo "[Glazer] tomou uma posição inequívoca contra a utilização cínica do judaísmo e do Holocausto em nome da ocupação".

"Recusamos aceitar a facilidade com que o sangue e as vidas de civis são usados como justificação para ideologias políticas, ou como moeda de troca. A empatia não é um jogo de soma zero."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.