Descrição de chapéu Filmes

Jonathan Glazer, de 'Zona de Interesse', pede pelo cessar-fogo em Gaza; leia discurso

Diretor venceu o Oscar de melhor filme internacional com longa sobre o Holocausto e falou sobre a desumanização de palestinos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Jonathan Glazer, diretor de "Zona de Interesse", que venceu o Oscar de melhor filme internacional na noite deste domingo (10), citou a guerra em Gaza em seu discurso.

Com a estatueta na mão, o diretor disse que as pessoas na Faixa de Gaza estão sofrendo um processo de desumanização. O tema é abordado no seu filme, que retrata o cotidiano feliz e tranquilo de uma família nazista que vive ao lado do campo de extermínio de Auschwitz.

O diretor Jonathan Glazer com o Oscar de melhor filme internacional, vencido por 'Zona de Interesse' - Carlos Barria/Reuters

"Nosso filme mostra como a desumanização leva ao pior cenário, moldando nosso passado e presente. Neste momento, estamos aqui como pessoas que refutam que o seu judaísmo e o Holocausto sejam sequestrados por uma ocupação que levou muitas pessoas inocentes ao conflito, sejam os israelenses vítimas do 7 de outubro ou [os palestinos] do ataque em Gaza."

O diretor se referiu a ocupação de Israel de territórios palestinos, ação que ocorre há anos apesar da desaprovação da ONU.

O conflito esta rondando a cerimônia do Oscar neste domingo. Estrelas como Billie Eilish desfilaram pelo tapete vermelho com um broche pelo cessar-fogo, enquanto manifestantes protestavam do lado de fora do Dolby Theatre à favor da Palestina.

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior do texto dizia que o cineasta Jonathan Glazer afirmou refutar o judaísmo e o Holocausto em seu discurso no Oscar. Ele na verdade disse refutar que o judaísmo e o Holocausto sejam sequestrados por uma ocupação que levou pessoas inocentes a conflito.
 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.