Descrição de chapéu Livros LGBTQIA+

Record e Prêmio Sesc de Literatura rompem após acusação de censura a livro

Leitura de cena erótica gay de 'Outono de Carne Estranha' na Flip incomodou gestores do troféu e abalou relação com editora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Record e o Prêmio Sesc de Literatura romperam sua parceria de duas décadas após a polêmica que envolveu o livro "Outono de Carne Estranha", de Airton Souza.

homem de camisa azul posa com pilha de livros
O escritor Airton Souza, vencedor do Prêmio Sesc de Literatura com 'Outono de Carne Estranha' - Divulgação

A editora carioca costumava sempre publicar os vencedores do prêmio, mas a relação se abalou após uma leitura do livro de Souza, ganhador do ano passado, durante a Festa Literária Internacional de Paraty.

O livro, sobre a paixão entre dois homens garimpeiros, tem alta voltagem sexual, e leitura pública de uma dessas cenas mais quentes teria incomodado os gestores do Sesc. A Record ficou contrariada com o episódio.

O caso culminou na demissão de Henrique Rodrigues, um dos idealizadores do prêmio. A tradicional turnê de divulgação dos escritores que venceram o troféu não aconteceu e o Sesc vem sendo acusado de censurar o livro e seu autor.

"O Grupo Editorial Record lamenta comunicar o fim da parceria com o Sesc na realização do Prêmio Sesc de Literatura", diz nota da editora.

"Encerra-se um ciclo de 20 anos, do qual o grupo tem muito orgulho e que nos trouxe um elenco admirável de novas vozes brasileiras. Diante de divergências com relação a novos caminhos do prêmio, as duas partes decidiram interromper o seu acordo. Agradecemos ao Sesc pelos ótimos anos de parceria e desejamos sucesso à nova versão do prêmio."

Em nota enviada à época comentando o caso, o Sesc disse que não houve desconforto, mas preocupação com o teor do trecho lido na Flip, "um conteúdo sensível, adequado apenas para o público adulto, e o evento tinha a presença de crianças e adolescentes".

A empresa afirmou ainda que "se reserva o direito de selecionar e manter funcionários que atuem em sintonia com a filosofia e cultura da instituição", ao comentar a demissão de Rodrigues.

O Sesc divulgou nesta quinta-feira o edital com as inscrições do prêmio deste ano, que começam na próxima segunda-feira, dia 25, seguindo até 22 de abril, com as categorias de romance, conto e poesia —esta sendo incluída pela primeira vez. Os livros vencedores agora serão publicados pela editora Senac Rio, e os autores embolsarão R$ 30 mil.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.