Shows de João Gilberto em San Francisco tem áudios inéditos publicados; ouça

Cantor se apresentou na cidade americana em 2003 e tocou músicas como 'Você Vai Ver', 'Sem Você' e ''S Wonderful'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Áudios até agora inéditos de dois shows feitos por João Gilberto em San Francisco, nos Estados Unidos, foram descobertos e disponibilizados no YouTube pelo pesquisador e DJ Pedro Fontes.

João Gilberto no show de inauguração da casa de espetáculos Tom Brasil, em São Paulo, em abril de 2003, pouco antes de ir a San Francisco - João Wainer/Folhapress

Os concertos aconteceram nos dias 25 e 26 de julho de 2003, no Masonic Auditorium. Fontes tem os shows na integra, que totalizam 55 faixas tocadas ao vivo, mas publicou 11 gravações na plataforma.

Entre elas, estão "Você Vai Ver", canção de Tom Jobim que não tinha, até o momento, registros ao vivo na voz de Gilberto. "Sem Você", uma parceria de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, também foi publicada.

"Samba do Avião" e "Às Três da Manhã" também foram disponibilizadas, duas músicas que Gilberto nunca gravou em estúdio.

Outros destaques são "Violão Amigo", de Bide e Marçal, e "'S Wonderful", de George e Ira Gershwin, que ele gravou no disco "Amoroso", em 1977, mas que não tinha o costume de apresentar ao vivo.

As gravações foram disponibilizadas online pelo San Francisco Jazz Festival, no Internet Archive, onde Fontes as encontrou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.