Descrição de chapéu Folha Informações

É sátira vídeo em que ator diz importar alimentos na Europa com dinheiro da Lei Rouanet

Post de Bemvindo Sequeira ironizando falas de pessoas contrárias ao mecanismo foi interpretado como verdadeiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Vídeo nas redes sociais em que o ator Bemvindo Sequeira afirma estar importando alimentos do Brasil para Portugal, onde vive, via Lei Rouanet, é uma sátira, diferentemente do que pessoas acreditaram. Na legenda, ele escreve: "Comunista pode comer moqueca mesmo morando na Europa? Claro que pode! Graças à Lei Rouanet, eu mando vir de avião a jato pra Europa moqueca de peixe com camarão, acarajé, dadinho de tapioca e pratos brasileiros maravilhosos que me fazem lembrar o meu país de origem".

No Instagram do ator, onde o vídeo foi originalmente publicado, os seguidores entenderam a ironia, mas, republicado por outros perfis no TikTok, o conteúdo foi interpretado como verdadeiro. "Ah, é? Seu canalha, você devia era ser pobre pra saber quanta necessidade o pobre passa pra bancar os luxos de vocês, seus vermes" e "Verdade, a [Lei] Rouanet mantém ladrão brasileiro no mundo todo, basta se aliar ao chefe da quadrilha o ladrão de nove dedos", foram alguns dos comentários escritos em um post que teve mais de 280,9 mil visualizações até 10 de abril.

Vivendo em Portugal há quase cinco anos, o ator Bemvindo Sequeira, 76 anos, se dedica a postar vídeos de humor nas redes sociais e oferece consultas de tarot, como verificado pelo Comprova. No vídeo em questão, o artista ironiza falas de pessoas contrárias à Lei 8.313/1991, conhecida como Lei Rouanet. O mecanismo de incentivo à cultura já foi alvo de peças de desinformação, entre elas, de que um produtor cultural teria ido a Portugal com dinheiro recebido via lei.

Bemvindo está de chapéu claro e camisa social de tom alaranjado. Janela ao fundo
O ator Bemvindo Sequeira, que teve nome envolvindo em desinformação - Blad Meneghel/Record TV/Divulgação

Em entrevista ao Extra, Bemvindo afirma que vive no país com a aposentadoria e do dinheiro que tem guardado, além dos conteúdos humorísticos e das consultas de tarot. Segundo o Ministério da Cultura, o nome do ator não consta entre os beneficiados pelos incentivos da Lei Rouanet.

Sátira, para o Comprova, são memes, paródias e imitações publicadas com intuito de fazer humor. O Comprova verifica conteúdos satíricos quando percebe que há pessoas tomando-os por verdadeiros.

Por que investigamos

O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas e eleições no âmbito federal e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984. Sugestões e dúvidas relacionadas a conteúdos duvidosos também podem ser enviadas para a Folha pelo WhatsApp 11 99486-0293.

Leia a verificação completa no site do Comprova.

A investigação desse conteúdo foi feita por Correio Braziliense e Tribuna do Norte e publicada em 8 de abril pelo Comprova, coalizão que reúne 42 veículos na checagem de conteúdos virais. Foi verificada por Folha, UOL, Estadão, O Dia, BandNewsFM, Correio, Estado de Minas, Imirante, SBT e SBT News.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.