Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2010 - 11h15

Santana lança primeiro trabalho de estúdio desde "All That I Am", de 2005

Publicidade

FERNANDA EZABELLA
ENVIADA ESPECIAL A LAS VEGAS

O que o roqueiro Chris Cornell, o violoncelista Yo-Yo Ma e o rapper Nas têm em comum? Os três estão no novo álbum do eterno hippie e guitarrista mexicano Carlos Santana, lançado neste mês.

O jeito pacifista de Santana conduz uma turma eclética de músicos, quase que como num disco ecumênico, onde vários estilos extremos se unem por um bem maior, a santa guitarra.
Scott Weiland canta "Can't You Hear Me Knockin'" (Rolling Stones), Joe Cocker está em "Little Wing" (Jimi Hendrix) e Ray Manzarek participa de "Riders On the Storm" (The Doors).

"Queria levar essas canções clássicas de guitarra para um novo patamar, complementando e nunca competindo. Não é a Copa do Mundo", disse Santana à Folha em Las Vegas, no lançamento do seu disco "Guitar Heaven".

Julie Jacobson - 25.ago.2010/AP
Carlos Santana faz show no Hard Rock Hotel em Las Vegas
Carlos Santana faz show no Hard Rock Hotel em Las Vegas

Cornell está em "Whole Lotta Love" (Led Zeppelin), Nas em "Back in Black" (AC/DC), e Yo-Yo Ma em "While My Guitar Gently Weeps" (The Beatles), música escolhida para divulgar o álbum nas rádios brasileiras.

"Esta canção é para tocar seu coração. Fazer, como disse Olivia Harrison, você pular de alegria e chorar ao mesmo tempo", disse Santana, 63, sobre a viúva de George Harrison, que compôs a música em 1968.

"E para você sentir que você é importante, tem um significado, você faz a diferença no mundo", continuou o músico. "Algumas canções, como as do Djavan, do Milton Nascimento, fazem com que o ouvinte seja importante", afirmou.

SERMÃO

O disco é o primeiro gravado em estúdio desde "All That I Am" (2005). Como parte do lançamento, ele fez um show no cassino Hard Rock Hotel, que será repetido numa mini-residência de 16 apresentações entre janeiro e maio de 2011.

Santana, que chegou a dizer em 2008 que quer fundar sua própria igreja ao completar 67 anos, de fato só abre a boca durante o show para pregar coisas do tipo: "Desligue a caixa preta, use sua imaginação" ou "Luz e paz, paz e amor".

Ele fez quase dez trocas de guitarras no palco e recebeu convidados que estão no CD, como a cantora americana de soul India. Arie e o roqueiro britânico Gavin Rossdale, do Bush, que cantou "Bang A Gong" (T. Rex), num ritmo inusitado, meio latino tropical.

A repórter FERNANDA EZABELLA viajou a convite da Sony Music

GUITAR HEAVEN
ARTISTA Carlos Santana e convidados
LANÇAMENTO Sony
QUANTO R$ 15

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página