Publicidade
Publicidade
Chegada mais rápida de séries americanas acelera mercado de tradução
Publicidade
LÚCIA VALENTIM RODRIGUES
ENVIADA ESPECIAL AO RIO
A passos apressados anda o mercado de séries. Os prazos entre a estreia nos EUA e em território brasileiro estão cada vez mais diminutos, com uma média atual de duas semanas de atraso.
Erro nas legendas faz canal retransmitir episódio de "Desperate Housewives"
Com isso, encurta também o tempo para os legendadores verterem os diálogos para o português --e com o menor número de erros possível, já que essa é uma fonte de irritação para os assinantes.
Os direitos autorais da legenda no cinema não valem para a televisão, então todo o trabalho tem de ser refeito quando os filmes entram em cartaz na TV paga.
Entre as séries, as empresas de legendagem têm uma preocupação adicional: ter a mesma equipe para fazer todos os episódios e, assim, padronizar a linguagem usada.
A Drei Marc, fundada há 20 anos, é uma das empresas mais antigas do setor. Começou a oferecer o serviço em 1996 e é responsável por programas como "The Good Wife", "Glee" e "24 Horas".
Tem 50 pessoas habilitadas, dependendo da língua em que o capítulo for falado, para escolher o mais indicado a assumir o trabalho.
Além do manual da empresa, que contém pedidos específicos para cada canal, há um glossário para as produções. O de "Law & Order", seriado com terminologia jurídica americana, tem seus cargos equivalentes certificados pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Outra forma de agilizar os procedimentos é começar a legendagem a partir do roteiro ou de uma cópia não finalizada do capítulo.
"Os prazos diminuíram em 30%", diz Marcelo Camargo, diretor da Drei Marc. "Tempo é fundamental. Mas temos de saber do que temos de abrir mão e manter a qualidade no tempo estipulado", conta seu sócio, Marcelo Leite.
A Gemini, que cuida de "House" e "Weeds", entrou no mercado em 1998. Vê que hoje os clientes querem tudo pronto em 48 horas.
"O conteúdo aumentou bastante. Por isso criamos uma linha de produção e dividimos o trabalho. Especialmente se a série é diária, não tem como uma pessoa dar conta do volume", conta o diretor-geral Moacyr Lopes.
É o caso de "Undercover Boss", exibida semanalmente nos EUA e que aqui o GNT transformou em diária.
Rafael Andrade/Folhapress | ||
![]() |
||
Técnico da produtora Drei Marc, no centro do Rio, trabalha em checagem de legenda de série |
TRADUÇÃO LIGHT
A Gemini classifica os tradutores entre sênior, pleno e júnior a partir de um ranking de qualidade e tempo de casa. "Mas acabamos tendo de criar uma nova categoria, a light, para empresas que querem pagar pouco. É um funcionário em formação."
Ele diz que "os clientes têm a ilusão de que é sempre o mesmo tradutor", mas isso depende da disponibilidade do profissional e do prazo.
A HBO também terceiriza a legendagem, mas mantém tradutores na empresa para casos especiais, como os de "True Blood" e "Hung", que tiveram os finais mais recentes exibidos simultaneamente nos EUA e aqui.
"São exemplos esporádicos", diz Gustavo Grossmann, vice-presidente e gerente-geral da HBO Latin America. "Acaba não sendo muito rentável financeiramente acelerar muito o processo de estreia."
+ notícias sobre televisão
- Erros de gravação do "CQC" viram programa na internet
- Próxima vítima de assassinato em "Passione" não será protagonista
- Após ser cortada de "Insensato Coração", Ana Paula Arósio vai para a "geladeira" na Globo
+ notícias da Ilustrada
+ Livraria
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Alice Braga produzirá nova série brasileira original da Netflix
- Sem renovar contrato, Fox retira canais da operadora Sky
- Filósofo e crítico literário Tzvetan Todorov morre, aos 77, em Paris
- Quadrinhos
- 'A Richard's estava perdendo sua cara', diz Ricardo Ferreira, de volta à marca
+ Comentadas
- Além de Gaga, Rock in Rio confirma Ivete, Fergie e 5 Seconds of Summer
- Retrospectiva celebra os cem anos da mostra mais radical de Anita Malfatti
+ EnviadasÍndice