Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/04/2011 - 07h29

Animação "Rio" terá a maior estreia do país em número de salas

Publicidade

MARCELO BORTOLOTI
DO RIO

Com exibição simultânea em mil salas de cinema, a animação "Rio", de Carlos Saldanha, que estreia nesta sexta, será o maior lançamento do país, superando em 300 salas o número de "Tropa de Elite 2", segunda maior bilheteria da história do cinema no Brasil.

O Rio de Janeiro foi escolhido, por razões óbvias, para a pré-estreia mundial do filme que aconteceu em março com presença de astros como Jesse Eisenberg (de "A Rede Social") e Anne Hathaway (de "O Diabo Veste Prada"), que dublam personagens no filme. É também o Brasil o primeiro mercado onde ele será exibido, já que o lançamento mundial só acontece dia 15.

Esta atenção ao país soa até excessiva. O filme tem elementos que, por si só, já teriam grande apelo junto ao público brasileiro. A animação, com o mesmo padrão de qualidade da série "Era do Gelo", também dirigida por Saldanha, tem como cenário os cartões postais do Rio, mostra o carnaval, e leva ritmos brasileiros na trilha sonora.

Divulgação
Cena da animação "Rio", de Carlos Saldanha
Cena da animação "Rio", de Carlos Saldanha, que vai ter exibição simultânea em mil salas de cinema no Brasil

Seu grande desafio é conquistar o público americano. Os filmes de Carlos Saldanha não costumam ter um desempenho tão representativo dentro dos Estados Unidos. Em "Era do Gelo 3", por exemplo, a bilheteria americana respondeu por cerca de 20% da renda total. É uma média inferior a de animações do mesmo porte, como a série "Toy Story", cujo desempenho doméstico respondeu por 40% no último filme.

"O mercado mundial é sempre maior. Mas a gente espera que o público americano se interesse pela história", disse o diretor durante o pré-lançamento do filme.

Saldanha tem a seu favor o bom momento que o Brasil vive lá fora. Com a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas no Rio em 2016, há um grande interesse por temas brasileiros tanto nos Estados Unidos como em outros países.

Ele também construiu um Rio de Janeiro para estrangeiro ver, com natureza exuberante, samba, praia e sempre recorrendo a clichês que se identificam com a imagem que os estrangeiros costumam ter do Brasil.

Criou, ainda, um personagem carismático, a arara Blu, que embora comparado com o papagaio Zé Carioca, está bastante ligado a valores americanos.

Se obtiver o êxito esperado, Saldanha conseguirá com este filme uma façanha dupla: se firmar junto ao público americano e fazer, à reboque, uma bela propaganda de sua cidade natal.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página