Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/05/2011 - 08h01

Agentes de Charles Bronson processam estúdios por falta de pagamento

Publicidade

DA EFE, EM LOS ANGELES

Os administradores da herança do ator Charles Bronson, que morreu em 2003, processaram nesta quinta-feira os estúdios cinematográficos Warner Brothers e Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) pela falta de pagamento de parte dos lucros de dois filmes, informa nesta quinta-feira o site "The Hollywood Reporter".

Os administradores da herança do ator acusam as duas empresas de descumprimento de contrato, enriquecimento ilícito e má-fé, levando o caso à Corte Superior do condado de Los Angeles para recuperar as verbas que consideram pendentes.

A documentação entregue à Justiça americana se baseia em dois contratos assinados por Bronson em 1975 e 1976 para a realização dos filmes "St. Ives" (Warner) e "O Telefone" (MGM), pelos quais o ator deveria receber entre 10% e 15% dos lucros de distribuição e pelo posterior aluguel dos filmes.

Na queixa, os representantes do fundo fiduciário acusam os estúdios de não pagarem a Bronson tudo o que lhe dizia respeito quanto aos lucros obtidos pelos direitos de transmissão em televisão.

31.ago.03/Reuters
Ator Charles Bronson, morto em 2003, em cena do filme "Messenger of Death", de 1988
Ator Charles Bronson, morto em 2003, em cena do filme "Messenger of Death", de 1988

Além disso, eles alegam que os cálculos de seus lucros por vídeos em casa e vendas de DVDs foram feitas sobre a base de 20% dos lucros totais.

Essa porcentagem era o padrão que se pactuava em Hollywood entre estúdios e artistas no final dos anos 1970, quando começava a emergir o negócio do VHS e o Betamax.

Mas, segundo o fundo fiduciário de Bronson, os contratos do ator não especificavam esse dado, por isso sua parte dos lucros deveria ser cobrada sobre os 100% dos lucros.

Bronson atuou em uma numerosa lista de filmes nos anos 1970 e 1980, ganhando destaque nos papéis de gângster, matador de aluguel e justiceiro. Os filmes não eram de grande orçamento, mas havia muita ação e ele era um dos atores mais bem pagos e populares de Hollywood.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página