Filmes de Sergei Loznitsa, eventos sobre Maria Antônia e mais 5 dicas

Veja as indicações culturais da Ilustríssima para a próxima semana

[ILUSTRÍSSIMA CONVERSA] João Silvério Trevisan

Disponível a partir de seg. (1º) em folha.com/ilustrissimaconversa

O convidado do podcast da semana é o escritor e cineasta, que lança reedição atualizada de “Devassos no Paraíso” (Objetiva). A conversa com Alexandra Moraes, editora-adjunta da Ilustríssima, e Guilherme Genestreti, repórter da Ilustrada, abordou os movimentos de afirmação da identidade sexual no Brasil e o crescimento da consciência política da comunidade LGBT.

 

[CINEMA] Sergei Loznitsa

IMS Paulista. (11) 2842-9120. De 2 a 14/10. Sessões a partir de 16h. R$ 8.

Mostra exibirá 12 filmes do ucraniano, incluindo “Donbass”, que rendeu a ele o prêmio de melhor diretor na mostra Um Certo Olhar, em Cannes. Loznitsa participa de debate após a exibição do filme no sábado (6), às 16h, com a produtora Maria Choustova e mediação de Kleber Mendonça Filho. Além disso, o europeu dá duas aulas magnas gratuitas na quarta (4) e quinta (5), às 19h.

idosa esfrega tomate na cara de homem
Cena do filme "Dunbass" (2018), de Sergei Loznitsa - Divulgação

[EVENTOS] Ecos de 1968

Centro Universitário Maria Antonia da USP. (11) 3123-5200. De ter. (2) a sex. (5). Grátis. Programação completa em prceu.usp.br

Programação resgata a memória dos 50 anos da Batalha da Maria Antonia, com fotos, filmes, performances e leituras cênicas de Bertolt Brecht e Augusto Boal. Na quarta (3), é lançada a reedição do livro “Maria Antonia - Uma Rua na Contramão”, com presença dos professores Adélia Bezerra de Meneses, Franklin Leopoldo e Silva, José Arthur Giannotti e Marilena Chauí.

 

[EXPOSIÇÃO] Mãe Preta

Galeria Mario Schenberg - Funarte. (11) 3662-5177. De seg. a sex., das 11h às 19h; sáb. e dom., das 11h às 21h. De 5/10 a 25/11. Grátis.

O projeto parte de pesquisa das artistas visuais Isabel Löfgren e Patricia Gouvêa sobre a maternidade na sociedade escravocrata e investiga o papel da mulher negra na formação da identidade brasileira e na história visual do país. Com releituras de imagens e arquivos do período escravista, a mostra apresenta fotos, vídeos, instalações, performances e textos.

 

[TEATRO] E, com um Beijo... Eu Morro

SP Escola de Teatro. (11) 3775-8600. Sex., sáb. e seg., às 21h; dom., às 19h. Até 22/10. R$ 20. 

Márcia Nemer, mestre em teatro pela Goethe Universität Frankfurt, dirige nova montagem que traz, em 40 minutos, todas as 68 mortes que acontecem em cena nas peças de William Shakespeare. 

 

[EXPOSIÇÃO] Brasília Extemporânea

Casa Niemeyer - Brasília. De seg. a dom., das 8h às 18h. De 6/10 a 15/2. Grátis. 

Trabalhos em formatos diversos, de artistas como Adirley Queirós, Lenora de Barros, Nuno Ramos e Vera Holtz, apresentam o imaginário em torno da capital. 

 

[SIMPÓSIO] Jogos Eletrônicos

Universidade Federal de Lavras (MG). De qui. (27) a dom. (30). 

Termina hoje o 1º Congresso Brasileiro de Jogos Eletrônicos e e-Sports, que, além de competições de games, trouxe palestras como a de Raoni Perrucci, doutor em educação física pela USP, Kleber Tüxen Carneiro, doutor em educação escolar pela Unesp, e Graziela Cirino, cofundadora da Talent Experts, consultoria de e-sports.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.