Descrição de chapéu Coronavírus

Ilustríssima indica documentários, livros e podcasts para entender epidemias

Entre as dicas estão série da Netflix e livro sobre cortiços e doenças no Rio imperial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

[ILUSTRÍSSIMA CONVERSA] Rita Barradas Barata

Disponível gratuitamente a partir deste sáb. (28) nas principais plataformas de podcast e no site da Folha.

A convidada do episódio desta semana é a médica epidemiologista Rita Barradas Barata. Na conversa com o editor-adjunto da Ilustríssima, Marco Almeida, ela disse que colocar a população inteira em quarentena não é a solução mais correta para enfrentar a atual pandemia de Covid-19 e defendeu um isolamento mais restrito, focado em grupos de risco, doentes e pessoas que tiveram contato com infectados. Pesquisadora de história social de epidemias, Rita comparou o cenário atual a outros momentos de ameaça à saúde, como a gripe espanhola.

[TELEVISÃO] Pandemic: How to Prevent an Outbreak

Disponível na Netflix.

Em seis episódios, a série documental retrata os esforços de médicos, pesquisadores e órgãos de saúde de vários países para se preparar para o surgimento de novas epidemias. Produzida antes da disseminação global do novo coronavírus —os episódios foram lançados na plataforma em janeiro—, a série ganhou projeção por expor a ameaça concreta de novas pandemias. Os episódios tratam, entre outros temas, dos esforços para desenvolver uma vacina universal contra a gripe, do surto de Ebola na África e da expansão de movimentos contra a vacinação ao redor do mundo.

Homem com equipamentos de proteção
Imagem da série 'Pandemic: How to Prevent an Outbreak', da Netflix - Reprodução

[TELEVISÃO] Órfãos do Ebola

Disponível na HBO Go.

O documentário de 31 minutos narra a história de um garoto de 12 anos de uma aldeia de Serra Leoa que perdeu oito familiares na epidemia de ebola que o país enfrentou em 2014. A obra aborda o drama de crianças que ficaram órfãs por causa da doença e as tentativas de reconstruir suas vidas.

[LIVRO] Cidade Febril: Cortiços e Epidemias na Corte Imperial

Companhia das Letras. R$ 74,90. 304 págs.

O livro do historiador Sidney Chalhoub, lançado em 1996, recompõe as condições sanitárias e urbanas do Rio de Janeiro em meados do século 19. A obra narra o temor das elites com uma epidemia de febre amarela na antiga capital e expõe os entrecruzamentos entre saberes médicos e urbanísticos. A preocupação com doenças infecciosas culminou em campanhas de saúde pública e de vacinação e na reforma urbana de Pereira Passos, marcada pela demolição de cortiços no centro que abrigavam escravizados libertos e famílias pobres.

[LIVRO] Imunidade: Germes, Vacinas e Outros Medos

Todavia. R$ 54,90. 208 págs.

Publicado originalmente em 2014 nos EUA, o livro aborda algumas das representações centrais sobre doença e imunidade nas sociedades ocidentais contemporâneas. Em tom intimista, Eula Biss descreve sua experiência como mãe e se dedica a entender o medo e a ansiedade que pais enfrentam ao vacinar seus filhos.

[PODCAST] Epidemia

Disponível gratuitamente nas principais plataformas de podcast e no site da Folha.

A série em áudio com sete episódios, realizada pela Folha e pelo podcast de ciência 37 Graus, explora a epidemia de zika no Brasil. Os dois primeiros episódios, já disponíveis, abordam os primeiros casos da doença no Nordeste em 2015, a disparada do número de bebês nascidos com microcefalia meses depois e os desafios da pesquisa científica em meio ao surto. O podcast é produzido e apresentado por Bia Guimarães e Sarah Azoubel, e novos episódios vão ao ar às terças-feiras.

Capa do podcast Epidemia, parceria entre Folha e 37 Graus; imagem mostra o nome do podcast e uma arte estilizada que remete a um vírus
Capa do podcast Epidemia - 37 Graus

[ENSINO À DISTÂNCIA] Coronavírus

Disponível gratuitamente até 18/4 na Casa do Saber On Demand.

O curso, oferecido pelo professor titular da Faculdade de Medicina da USP Paulo Saldiva, apresenta conceitos de epidemiologia e saúde pública que ajudam a entender o comportamento de epidemias. Há duas aulas disponíveis, cada uma com menos de 1 hora de duração, que tratam das características genéticas dos diferentes tipos de vírus e dos desdobramento de doenças infecciosas nos sistemas de saúde.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.