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13/11/2012 - 13h02

Venda de tablets dispara 267% no Brasil em 2012 e de smartphones, 55%

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COLABORAÇÃO PARA FOLHA

A venda de tablets e smartphones no Brasil teve um boom este ano, segundo estudo divulgado nesta terça-feira (13) feito pela Gfk Brasil com base na auditoria de 71 produtos.

Entre janeiro e agosto de 2012, os tablets tiveram aumento de 267% nas vendas em relação ao mesmo período de 2011. A previsão da GfK é de que o faturamento da categoria de tablets aumente em 49% até o final de 2012 e 20% em 2013 em todo o mundo.

Já o número de smartphones vendidos subiu 55% em comparação com o mesmo período do ano passado.

A quantidade de novos modelos de smartphones aumentou para 40 novos itens ante 28 no ano passado. Além disso, os produtos se sofisticaram em relação à memória, processador, conectividade e resolução de melhor de câmera. O tamanho de tela também aumentou para acima de 4 polegadas, seguindo a tendência global, segundo o estudo.

"Convergência e mobilidade estimularam as compras de eletrônicos e seguem como tendência para 2013, mas não podemos esquecer que o conteúdo é que acelera a necessidade do consumidor por essas duas características", disse, em comunicado, Claudia Bindo, gerente de negócios para telecom da GfK.

"Cada vez mais as pessoas estão conectadas e compartilhando suas fotos e experiências nas redes sociais e querem ter interação imediata com seu conteúdo e o dos outros. Acabou a passividade que o consumidor tinha de ficar na frente da televisão. A indústria [de produtos eletrônicos] está buscando se reinventar", acrescentou.

PRODUTOS

Os três produtos mais comprados nos últimos seis meses no país foram celular, televisão e smartphone, segundo uma pesquisa on-line que a GfK realizou com 524 pessoas.

Já os três itens menos comprados foram cafeteira, blu-ray e home theater

Dentre os produtos mais apontados pelos entrevistados na intenção de compra para os próximos seis meses estão o tablet, notebook e televisão. Os menos desejados são a cafeteira, liquidificador e o ferro de passar.

"É interessante observar que no processo de decisão de compra de um smartphone o consumidor está atento às recomendações e à tecnologia e funcionalidades. No caso dos celulares, preço e design também são fundamentais", completa Claudia.

 

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