MARIA CRISTINA FRIAS
ENVIADA ESPECIAL A DAVOS

O ministro Henrique Meirelles, da Fazenda, disse nesta segunda-feira (16) em Davos que o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro estará crescendo 2% anualizados no último trimestre de 2017, e que o primeiro trimestre deste ano já será positivo.

Ao comentar a redução feita pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) de projeções para a economia do Brasil, Meirelles afirmou que o FMI é "conservador".

Para ele, as estimativas da instituição refletem uma média para o ano, com efeito estatístico da crise de 2016.

"Quando os números do primeiro trimestre forem divulgados, já vamos verificar crescimento", afirmou em conversa com jornalistas na véspera do início das sessões do Fórum Econômico Mundial, que se realiza nos Alpes suíços.

"O importante é o crescimento na ponta, não na média. Saiu de uma recessão muito forte, a pior."

A formalização do acordo da União com o Estado do Rio de Janeiro será concluída na próxima segunda-feira (23), e não na quinta-feira, como anteriormente se esperava.

O ministro inclusive havia programado a sua volta ao país na quarta-feira (18) à noite para negociar os últimos detalhes.

"Se outros Estados tiverem a mesma necessidade e estiverem dispostos a fazer o mesmo acordo que o Rio está disposto a fazer poderemos fazer outros acordos", declarou o ministro.

"Mas não há fila de Estados querendo fazer, justamente porque é um acordo duro, difícil."

O ministro não quis se manifestar sobre a aceleração da queda de juros, que recuou 0,75 ponto percentual na semana passada. Ele afirmou que não considera correto que o ministro da Fazenda comente decisões do Banco Central.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.