Start-ups dão toque pessoal à moda plus size

Mercado mal atendido e tendência de inclusão no setor estimulam sites de varejo

Ellen Rosen
The New York Times

Nadia  Boujarwah sabe por experiência própria que pode ser difícil comprar roupas plus size. Mas foi só quando ela começou a estudar na Escola de Administração de Empresas da Universidade de Harvard que percebeu outra coisa: que essa falta de opções representava uma oportunidade comercial.

Um ano depois de se formar, Boujarwah e uma colega na universidade, Lydia Gilbert, começaram a testar o mercado, trabalhando como personal  shoppers. E perceberam uma oportunidade: um serviço que ofereceria a mulheres que usam tamanho 48 ou mais cinco peças de roupa escolhidas por um estilista, que leva em conta suas preferências individuais. Em 2015, elas criaram o site de varejo online Dia & Co.

"Quando fiz a escola de administração de empresas, percebi que minhas experiências formativas eram comuns a milhões de mulheres. Foi um apelo à ação."

Nadia Boujarwah, criadora do site de varejo Dia & Co
Nadia Boujarwah, criadora do site de varejo Dia & Co - Erin Patrice O'Brien/The New York Times

Estimulados por um mercado mal atendido e pela ênfase crescente em inclusão que está surgindo no setor da moda, novos grupos de varejo agora veem uma oportunidade. Empresas de comércio eletrônico que alugam e vendem roupas cresceram. Alguns sites se concentram em roupas de preço moderado e outros no mercado de peças de estilistas, e estão encontrando uma audiência ávida.

Os gigantes do varejo também expandiram sua presença. Em março, por exemplo, a Walmart adquiriu o Modcloth, um site de comércio eletrônico que vende roupas com gama ampla de tamanhos. Outros sites de comércio eletrônico, como o Stitch Fix, também começaram a oferecer tamanhos maiores. Especialistas do setor dizem que falta aos grandes grupos de varejo o toque pessoal que os compradores buscam.

Algumas start-ups de varejo estão tentado atender a essa demanda. O Gwynnie Bee, serviço de locação de roupas que opera por assinatura, é um exemplo. Mulheres que usam tamanhos entre o 44 e o 88 recebem cargas regulares de roupas. Depois de usadas, não é preciso lavá-las. A cliente devolve as peças à companhia e recebe uma nova seleção. Se gostar de uma peça, pode comprá-la.

Tradução de PAULO MIGLIACCI 

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