Financial Times

O Facebook foi informado de que o app que ocupa posição central em um imenso vazamento de dados poderia vender dados sobre usuários a terceiros, de acordo com documentos vistos pelo Financial Times, o que gera novas questões sobre a maneira pela qual a empresa protege os dados de seus usuários.

A rede recebeu um documento contendo os termos e as condições de uso da segunda versão do aplicativo de pesquisa, que recolhia dados sobre usuários e depois os repassava à Cambridge Analytica, empresa de análise de dados. 

Isso contrariava as normas da plataforma do Facebook, de acordo com Chris Wylie, ex-empregado da Cambridge Analytica que denunciou irregularidades na empresa.

Mas a rede social aceitou as atualizações por meio de um sistema automático, e por isso é possível que nenhum empregado do Facebook tenha lido as novas normas de uso do app, nas quais a possibilidade de venda ou transferência de dados era revelada.

A primeira versão do aplicativo, que foi revisada pelo Facebook, declarava o oposto: o app se definia como "programa de pesquisa" e afirmava que "os usuários serão informados de que os dados serão cuidadosamente protegidos e jamais usados para fins comerciais", segundo a rede social.

Mas o Financial Times viu uma cópia de um documento submetido ao Facebook por Aleksandr Kogan, o acadêmico que criou o app de pesquisa que operava na rede social. Os dados recolhidos por meio do app foram repassados à Cambridge Analytica e usados para obter informações sobre até 50 milhões de usuários.

No documento, a empresa de Kogan, a GSR (Global Science Research), delineava os termos e as condições sob os quais propunha obter permissão dos usuários para recolher informações, por exemplo sobre os seus "likes" e atualizações de status, e os "likes" e atualizações de status de seus amigos.

Os termos determinavam que a empresa teria o direito de "editar, copiar, disseminar, publicar, transferir, adicionar ou fundir dados a outros bancos de dados, vender, licenciar... e arquivar contribuições e dados [de usuários]".

Wylie disse que o Facebook "na verdade nada fez para salvaguardar os dados", acrescentando que os termos e as condições informados geravam questões sobre os motivos do Facebook para aceitar um app que violava explicitamente suas regras.

"Havia muitos apps recolhendo grande volume de dados, naquela época --incluindo dados das redes de amigos--, e o Facebook não era exatamente pró-ativo quanto a fazer perguntas ou tentar descobrir para onde iam esses dados", disse. 

O Facebook disse que suas normas de uso em 2014, quando Kogan recolheu os dados, proibiam desenvolvedores de dados de vender, licenciar ou comprar quaisquer dados adquiridos da rede ou de seus serviços. Os termos e as condições também proibiam apps de transferir dados a "qualquer rede publicitária, revendedor de dados ou outro serviço de publicidade ou relacionado a monetização".
 

Kogan disse ter ficado "surpreso" ao ser acusado de violar as normas do Facebook. 

Em documentos separados publicados nesta quinta (29) pelo comitê de dados digitais, cultura, mídia e esportes do Parlamento britânico, a empresa de Kogan declara que estava operando sob as normas de uso antigas do Facebook e que não teria podido recolher dados sob as novas normas, que entraram em vigor para todos os apps em 2015. 

Mark Zuckerberg, presidente-executivo do Facebook, disse na semana passada que sua empresa havia "cometido erros". 

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.