Facebook registra textos e históricos de chamadas de alguns usuários do Android

Empresa afirma que nunca vende os dados e nem vê o conteúdo das mensagens ou chamadas

Revelação de registro de ligações surge em meio a escândalo de uso de dados da rede social para fins políticos - Oli Scarff / AFP
São Paulo

Na esteira do escândalo do uso de dados do Facebook envolvendo a empresa de Cambridge Analytica, alguns usuários do Facebook relataram que, ao saírem da rede social e terem acesso a uma planilha com os dados capturados pela companhia de Mark Zuckerberg, ficaram surpresos ao perceber que as ligações e as mensagens de texto estavam registradas.

 

A informação foi publicada pelo Wall Street Journal e confirmada pelo Facebook.

O registro das ligações e mensagens dos usuários era feito dos usuários com smartphones com o sistema Android que instalaram o aplicativo de mensagens (Facebook Messenger) ou a versão mais leve do Facebook, chamado Lite.

O Facebook publicou uma nota dizendo que não há nada de impróprio com o registro das chamadas e mensagens pela rede social. Também afirma que nunca vende os dados e nem vê o conteúdo das mensagens.

De acordo com do Wall Street Journal, o desenvolvedor de softwares da Nova Zelândia Dylan McKay disse que a coleta de informações dos telefonemas dele durou mais de um ano.

Segundo o Facebook, ao usar o aplicativo pela primeira vez, a pessoa é instada a responder se deseja sincronizar contatos. O objetivo, de acordo com a rede social, é ajudar os usuários a encontrar conhecidos que estejam na agenda do telefone.

"As pessoas têm que concordar de forma expressiva com o uso disso. Se, em qualquer momento, não quiserem mais usar esse instrumento, podem desligar as configurações", diz o comunicado do Facebook.

A revelação ocorre em meio à maior crise enfrentada pelo Facebook, após a revelação de que a Cambridge Analytica utilizou dados de 50 milhões de usuários da rede social para influenciar na eleição presidencial dos Estados Unidos e favorecer Donald Trump.

O caso está sendo investigado pela Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês).

SAIBA MAIS

Ao se cadastrar em uma plataforma, os usuários aceitam condições que permitem a cessão de seus dados pessoais em troca do serviço. Um exemplo do uso dessa informação é quando uma pessoa acessa uma página sobre determinado assunto e depois vê anúncios desse mesmo tema em um site diferente.

Saiba mais sobre suas informações que estão disponíveis online:

Veja 10 dicas para gerenciar seus dados no Google, no Facebook e em outras redes sociais 

- Rastro deixado na internet inclui de nome da mãe a preferências amorosas. Saiba como lidar com as informações que a internet tem sobre você 

Depoimento: É assustador ver tudo o que o Google sabe sobre mim. Repórter da Folha conta como é ver quase 10 anos de dados que a plataforma tem armazenado sobre si

Leitura de 'termos e condições' de serviços na internet exige 4,5 horas. Contratos que “ninguém” lê incluem autorização para analisar informações pessoais e comportamento em outros sites; veja resumo

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.