Descrição de chapéu greve dos caminhoneiros

Tivemos uma avant-première do que serão fake news nas eleições, diz Jungmann

Ministro disse que movimento de caminhoneiros também trouxe fenômeno que chamou de sindicalismo de rede

Brasília

O ministro da Segurança Pública Raul Jugmann disse nesta quarta-feira (30) que a crise provocada pela mobilização de caminhoneiros serviu como mostra do que será que lidar com notícias falsas durante as eleições de outubro.

O ministro da Segurança Pública Raul Jungmann em março de 2018
O ministro da Segurança Pública Raul Jungmann em março de 2018 - AFP

“Tivemos uma avant-première do que serão as fake news nas eleições. Tivemos uma quantidade impressionante, quase infinita de notícias falsas publicadas nas redes sociais. Temos que nos precaver", disse Jungmann.

O ministro também disse que será preciso aprender a conviver com o que chamou de "sindicalismo de rede", o surgimento lideranças pulverizadas, a partir das redes sociais, enquanto o governo negociava com o sindicalismo tradicional.

"O movimento se propagou de maneira impressionante pelo país movido pelas redes sociais", afirmou Jungmann.

O ministro disse ainda que não é possível traçar um perfil daqueles que o governo tem chamado de infiltrados. Ele disse haver milícia, transportadores, distribuidores e sindicalistas.

Segundo Jungmann além de Cade, Ministério Público e Polícia Federal, auditores do Ministério do Trabalho também estão investigando a prática de locaute, ou seja, a participação de empresas no movimento de paralisação, o que é proibido.
 

Daniel Carvalho, Talita Fernandes e Gustavo Uribe
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.