P&G promete aumentar participação feminina na sua área de publicidade

Segundo pesquisa, apenas 32% dos diretores de marketing e 33% dos de criação são mulheres

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Dois dos principais anunciantes globais aproveitaram o tradicional Festival Internacional de Criatividade de Cannes, que ocorre de 18 a 22 de junho na França, para divulgar mudanças que querem promover em sua propaganda e no mercado.

Procter & Gamble (dona de marcas como Ariel, Gillette e Always) e Unilever (Dove, Omo e Rexona) usaram o encontro para firmar compromissos com ações que priorizam a diversidade de gênero e a busca por mais transparência nas métricas de audiência das celebridades da internet.

 
No caso da P&G, maior anunciante do mundo, a promessa feita durante a abertura do festival por Marc Pritchard, diretor de marca da empresa, é que mulheres e homens terão a mesma representatividade na cadeia de criação e distribuição de publicidade em cinco anos, o que afeta a relação com produtoras e agências fornecedoras da empresa.

A companhia espera que a maior participação feminina faça com que o modo como as mulheres são retratadas nas propagandas seja mais próximo da realidade, apresentando retrato positivo.

Segundo Pritchard, tomar essa atitude, além de ser bom para a sociedade, é bom para os negócios da empresa.

Para chegar aos objetivos, foram anunciadas uma série de parcerias com empresas de mídia e entretenimento conduzidas por mulheres.

Entre elas, a P&G vai apoiar dois filmes sobre mulheres da produtora Flavour Unit e da cantora Queen Latifah, e irá patrocinar a iniciativa de produção de conteúdo para mulheres em diversas plataformas da Katie Couric Media.

A multinacional também assinou compromisso proposto pela ONG Free The Bid, que pede que ao menos uma diretora seja incluída entre os candidatos finais para realizar um comercial.

A P&G também se associou ao movimento #SeeHer (veja ela), da Associação Nacional dos Anunciantes dos Estados Unidos, que busca um aumento de 20% de representações adequadas de mulheres na propaganda até 2020.

Segundo dados da associação, mulheres são retratadas de maneira imprecisa ou negativa em 29% dos anúncios e programas de mídia, e apenas 32% dos diretores de marketing, 33% dos diretores de criação e 10% dos diretores comerciais são mulheres.

O executivo da empresa disse, durante o festival, que a P&G não poderá promover mudanças sozinha e, por isso, pretende influenciar outras companhias a tomarem atitudes semelhantes.

A Unilever, por sua vez, atacou ações pouco transparentes de celebridades da rede.

A companhia anunciou que não irá mais patrocinar influenciadores digitais que não informem explicitamente quando fazem ação publicitária.

Também não irá se aliar a influenciadores que compram seguidores ou usam robôs para inflar artificialmente sua popularidade nas redes sociais. Plataformas que permitam identificar essas fraudes serão priorizadas na escolha de onde a empresa vai investir.

Ao jornal Washington Post, o diretor de marketing da empresa, Keith Weed, disse que influenciadores têm conquistado maior importância para marcas que querem chegar aos clientes. Atitudes inadequadas de alguns podem prejudicar a credibilidade desse mercado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.