Visa se desculpa por falha em cartões que afetou clientes em toda a Europa

Pane foi corrigida e cartões já funcionam normalmente neste sábado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

mão segura notas de euro e cartão visa
Consumidores não conseguiram fazer pagamentos com cartões de débito Visa - Alain Jocard/AFP
São Paulo | AFP

A empresa de serviços de pagamento Visa se desculpou neste sábado (2) por uma pane que impediu a realização de pagamentos com seus cartões de crédito em toda a Europa durante a últiam sexta-feira (1º). 

Al Kelly, diretor geral do grupo americano pediu desculpas pelo ocorrido e afirmou que o objetivo da companhia é "fazer com que todos os pagamentos da Visa funcionem de forma confiável 24 horas por dia, 365 dias no ano".

Segundo a nota divulgada pela empresa, a falha foi causada por um problema de hardware.

Na manhã deste sábado, os serviços já estavam funcionando normalmente. Contatada, a empresa não soube dizer quantos clientes foram afetados. 

No Reino Unido, onde os cartões Visa correspondem a 97% do total de cartões de débito em circulação no país, os efeitos da falha foram fortemente sentidos pelos consumidores. Os consumidores franceses não foram afetados. 

Na Europa, a grande maioria dos cartões possuem apenas a função débito, que ficou comprometida durante a falha. Segundo o Royal Bank of Scotland, o saque em caixas automáticos não foi afetado.

Aviso que diz "Visa está fora do ar em todo o país. Mastercard está ok"
"Visa está fora do ar em todo o país. Mastercard está ok" diz aviso em Ipswich, Reino Unido - Reuters

"Apenas dinheiro"

Durante várias horas, os consumidores que só possuíam cartões da bandeira Visa não tiveram outra opção senão pagar em dinheiro.

"Eu estava fazendo minhas compras semanais no mercado e não levei dinheiro, apenas o cartão", disse Jessica Hammond em uma rede social. "Um homem que estava atrás de mim na fila do caixa me deu cem libras e eu transferi o dinheiro para ele enquanto esperava a minha vez", afirmou.

Em Londres, além da falha da Visa, as lojas do grupo Mark & Spencer tiveram problemas com pagamentos via Google Pay também. 

As dificuldades de pagar em espécie em cidades onde é raro andar com dinheiro afetaram o clima tradicionalmente animado da noite londrina. Em Saint James of Bermondse, um pub na região leste da capital, praticamente não havia fregueses por causa do aviso de "Cash only" ("Apenas dinheiro") na fachada. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.