Descrição de chapéu Espanha

Novo primeiro-ministro espanhol assume sob pressão da Catalunha

Pedro Sánchez toma posse após destituição de Mariano Rajoy por acusações de corrupção

Madri | Reuters

O socialista Pedro Sánchez tomou posse como primeiro-ministro espanhol neste sábado (2) em juramento diante do rei Felipe 6º, no palácio real Zarzuela, em Madri.

Ele fez a cerimônia com a mão sobre a Constituição. Pela primeira vez o ato não foi realizado sobre a Bíblia ou um crucifixo.

Menos de duas horas depois, Quim Torra, líder da Catalunha, também empossado neste sábado --o que encerrou sete meses de governo direto de Madri sobre a região--, pediu uma conversa "de governo para governo" com Sánchez.

Torra prometeu alcançar a independência para a região. Sánchez já havia declarado querer conversar sobre a Catalunha, mas ser contra um referendo sobre independência. 

Sánchez disse que vai combater a corrupção e apoiar os espanhóis afetados pelos anos de governo de Mariano Rajoy. Ele disse ainda que pretende conduzir o país até metade de 2020, quando o mandato parlamentar acaba.

Diferentemente do novo governo italiano, Sánchez e seu partido apoiam firmemente a União Europeia e a moeda comum.

um homem de terno e gravata se abaixa diante de uma mesa coberta por tecido vermelho e toca um livro, ao seu lado, outro homem está de pé e, ao fundo, na sala de paredes de madeira e chão com tapete de cor clara, quatro homens e uma mulher
O novo primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez faz seu juramento diante do rei Felipe 6º e, ao fundo (à dir.), o ex-premiê Mariano Rajoy - Fernando Alvarado/AFP

Destituição do governo

O governo espanhol foi destituído por votação parlamentar nesta sexta-feira (1°) devido a um vultoso escândalo de corrupção.

Deputados aprovaram pela maioria absoluta de 180 votos, em uma Câmara de 350 cadeiras, a moção de censura contra o premiê Mariano Rajoy, do conservador PP (Partido Popular). Diversas figuras de sua sigla, incluindo o ex-tesoureiro, estavam ligadas a um esquema de venda de contratos públicos.

A moção fora apresentada na véspera pelo líder opositor ​PedroSánchez, do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), que passa a ser o premiê . É o sétimo governante desde a redemocratização do país nos anos 1970.

Pedro Sánchez perdeu as eleições nas duas vezes em que concorreu, amargou resultados historicamente ruins, foi expulso da liderança do próprio partido --e conseguiu por fim assumir o cargo de primeiro-ministro espanhol nesta sexta-feira (1°).

Sánchez também terá o desafio de governar sem uma maioria parlamentar (tem 84 cadeiras, em um total de 350), e as perspectivas são de que convoque novas eleições já durante os próximos meses. Até que seu breve mandato chegue ao fim, tentará reverter a baixa popularidade do partido antes de voltar às urnas --onde, segundo as pesquisas correntes, perderá uma outra vez.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.