Pane no sistema da Visa impede uso de cartões pela Europa

Empresa diz que problema foi causado por falha de hardware

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cartão de crédito Visa
Problema no sistema da bandeira Visa impede uso do cartão na Europa - Philippe Wojazer/Reuters
Madri

Uma pane no sistema de pagamentos Visa paralisou transações em toda a União Europeia. Ainda não se sabe qual é a causa do problema, que tem feito esses cartões —amplamente utilizados no bloco econômico onde vivem 500 milhões de pessoas— serem rejeitados.

“Estamos passando por uma disrupção de serviço que previne o processamento de alguns pagamentos”, disse a empresa americana em uma nota oficial. A pane começou por volta das 15h30 do horário central europeu (às 10h30 em Brasília).  “Estamos investigando a causa e trabalhando o mais rápido possível para resolver a situação."

Não há relatos, no meio-tempo, de que as bandeiras rivais Mastercard e American Express passem por dificuldades, e tampouco há impedimentos para usar o Visa para sacar dinheiro.

Questionada pela agência de notícias France Presse, a empresa não disse quantos usuários estavam prejudicados. O banco HSBC informou os clientes, no meio-tempo, de que as operações estavam sendo retomadas de maneira lenta e ainda eram intermitentes.

A assessoria de imprensa da Visa no Brasil informou que sua rede está funcionando normalmente no país.

Em nota enviada à redação pela Visa na noite de sexta, a companhia disse que o problema estava praticamente solucionado.

Segundo a empresa, o  problema foi resultado de uma falha de hardware. Não temos razões para acreditar que isso está associado a um acesso não autorizado ou a um evento malicioso”


“Nosso objetivo é assegurar que todos os cartões Visa funcionem de forma confiável 24 horas por dia, 365 dias por ano. Não atingimos esse objetivo hoje e gostaríamos de pedir desculpas a todos nossos parceiros, especialmente aos portadores de cartões Visa, que agora podem usar seus cartões, já que estamos operando quase em nossa normalidade. 
 

Nas redes sociais, usuários contam que desistiram das compras diante das falhas técnicas, abandonando as sacolas no chão das lojas —é cada vez menos comum que pessoas carreguem dinheiro em efetivo na Europa, onde imperam os cartões de contato e já se espalham as transações feitas direto com o celular.

Para quem está viajando, a queixa é na compra de bilhetes de trem nas máquinas automáticas, que não aceitam dinheiro em espécie.

Para além da pane em si, analistas se preocupam com o momento pouco auspicioso em que  ela foi detectada, segundo reportagem do jornal britânico Guardian. O problema surgiu justamente no fim do expediente, em uma sexta-feira de início de mês, quando trabalhadores deixam os escritórios depois da semana de atividade.

Na Espanha, a polícia publicou uma mensagem em uma rede social tranquilizando os usuários dos cartões de tipo Visa, informando sobre a falha. “Fiquem tranquilos. Se não conseguirem pagar algo, não é por terem sido roubados ou hackeados”, diz o texto, acompanhado de uma foto do personagem Jack Sparrow, do filme “Piratas do Caribe”, gritando.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.