Taxistas de Barcelona e Madri entram em greve por tempo indeterminado contra Uber e Cabify

Motoristas protestam contra piora nas condições de trabalho causada pela competição com aplicativos de corridas

Motoristas de táxi bloqueiam avenida em Barcelona em protesto contra os aplicativos Uber e Cabify
Motoristas de táxi bloqueiam avenida em Barcelona em protesto contra os aplicativos Uber e Cabify - Manu Fernandez/Associated Press
São Paulo | Reuters

Taxistas de Barcelona e Madri decidiram entrar em greve por tempo indeterminado no último sábado (28), após paralisações e protestos nos últimos dias provocarem o colapso de diversos pontos de trânsito nas principais cidades espanholas.

Os motoristas de táxi protestam contra a forte competição e precariedade de trabalho consequentes da introdução ao setor de empresas como Uber e Cabify, e pedem a limitação das chamadas licenças VTC, referentes ao aluguel de veículos para os condutores profissionais. 

Segundo o Sindicato de Táxis da Catalunha, que informou a decisão a favor da greve em uma assembleia dos trabalhadores de Barcelona neste sábado, "taxistas de Málaga e Madri apoiam as reivindicações e a luta de seus companheiros e companheiras, e se unem na paralisação total do serviço".

"Isso é um ataque das multinacionais aos direitos de todos os trabalhadores", disse o sindicato catalão. 

A madrilenha Federação Profissional de Táxis disse que apoia e celebra a "iniciativa própria" tomada pelos trabalhadores em Madri e exige "uma resposta do governo". 

As paralisações e bloqueios afetaram na sexta-feira algumas vias centrais, estações de trens e ônibus, e aeroportos de ambas as cidades, onde muita gente encontrava dificuldades em deslocamentos.

A situação levou à intervenção do Ministério do Fomento, com a convocação de reuniões com as principais associações do setor.

"O Ministério quer fazer um pedido de calma e solicitou que as associações de taxistas mobilizadas em Barcelona e Madri voltem à normalidade, como passo prévio e necessário para avançar até uma solução conjunta com todas as administrações afetadas", disse o órgão em comunicado. 

Taxistas no passado denunciaram que os VTC fazem uma competição desleal ao não cumprir com as normas vigentes, pagando menos impostos e tendo menos obrigações legais. O Uber rechaça a acusação de competição desleal e afirma que a lei de transportes protege o setor contra os interesses dos clientes.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.