Ethos lança movimento contra a corrupção

Entidade divulga carta assinada por 37 empresas, entre elas companhias já investigadas na Lava Jato

Heloísa Negrão
São Paulo

O Instituto Ethos lançou nesta terça-feira (31) o Movimento Empresarial pela Integridade e Transparência.
A iniciativa busca engajar lideranças empresariais, governos e sociedade civil na adoção de práticas em prol da integridade, da transparência e do combate à corrupção no ambiente de negócios e nas relações público-privadas.

Vestindo paleto preto, camisa branca, mas sem camisa, Caio Magri fala atras de púlpito em cima de um palco. Parece ao fundo tem um tom de marrom avermelhado, onde está escrito Unibes Cultural
Presidente do Instituto Ethos, Caio Magri, fala durante lançamento do Movimento Empresarial pela Integridade e Transparência - Divulgação

Ao todo, 37 empresas já assinaram a carta compromisso do Movimento Empresarial pela Integridade e Transparência, entre elas algumas que foram investigadas em operações como Lava Jato por escândalos de corrupção, como Odebrecht, JBS e Queiroz Galvão.

Outras companhias também são signatárias, como Natura e Votorantim Cimentos.

As empresas se comprometem com sete pontos. Entre eles, dar mais transparência às ações que envolvam a prática de lobby. Ao governo, é solicitada a regulamentação dessas atividades.

As empresas também devem avisar às autoridades quando identificarem "atos lesivos ao poder público", assim como cooperar caso haja investigações.

Ao poder público, o instituto pede que aprimore os acordos de leniência e tipifique o crime de corrupção entre entes privados na legislação penal.

O documento propõe, ao todo, 11 medidas ao governo.

Além de ações que visam a relação entre o setor público e privado, o Ethos também pede a implementação obrigatória de programas de integridade para partidos.

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do informado na versão original do texto, a empresa Construções e Comércio Camargo Corrêa​ não é signatária da carta compromisso do Ethos. O texto foi corrigido.
 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.