Investigado, Temer admite receio em assinar decreto de relicitação de obras

Para evitar acusações, o presidente pediu que sua fala fosse transmitida pelos canais oficiais do governo

Palavras do Presidente da República, Michel Temer. em Salgueiro no Pernambuco
Presidente pediu que sua fala e de convidados fossem transmitida pelos canais oficiais do governo - Alan Santos/PR
Talita Fernandes Taís Hirata
Brasília e São Paulo

Com mais de um ano de atraso, o governo federal deverá publicar, nos próximos dias, um decreto que destrava a devolução de concessões de infraestrutura que estiverem em dificuldade financeira, para que as obras sejam novamente licitadas.

A lei que liberava a devolução fora aprovada em junho de 2017, mas não teve efeito prático até hoje por falta dessa regulamentação.

Companhias como a CCR, a Acciona e a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos chegaram a anunciar que devolveriam concessões em dificuldades, mas ainda não conseguiram viabilizar as transferências --no caso de Viracopos, a demora levou as empresas a recorrerem à recuperação judicial, em maio deste ano.

O decreto, porém, não deverá destravar imediatamente as devoluções, segundo associações e analistas do setor.

"É necessário, mas não suficiente. Para definir questões importantes, será preciso uma portaria do Ministério dos Transportes e uma resolução da agência reguladora", diz César Borges, presidente da ABCR (associação das concessionárias de rodovias).

Há também uma preocupação quanto à demora, caso o pagamento dependa da finalização do novo leilão. Isso porque o TCU (Tribunal de Contas da União) têm provocado atrasos no lançamento de editais de infraestrutura.

Outro tema central para as empresas é em que momento o pagamento de obrigações financeiras (como a outorga ao poder público e multas por atrasos na obra) serão suspensas: se a partir do pedido de devolução ou da assinatura do termo aditivo, afirma o advogado Fernando Vernalha, sócio do VG&P Advogados.

No evento desta segunda, membros do governo deixaram claro a intenção de não perdoar dívidas, dando a entender que o decreto não trará acenos a empresas que defendem anular multas aplicadas após o pedido de devolução.

O atraso na assinatura do decreto e o temor de transparecer uma postura favorável às empresas tem motivos políticos: o presidente Michel Temer, investigado sob a suspeita de ter beneficiado uma empresa na área de portos, quis evitar novas acusações.

Para tentar se blindar, Temer realizou um evento no Palácio do Planalto, nesta segunda (13), e pediu que sua fala e dos demais participantes (representantes do setor privado e membros do governo) fossem transmitidas pelos canais oficiais do governo.

"A preocupação que tive, confesso, foi a seguinte: o presidente editou um decreto [...] e mandou publicar no Diário Oficial. Exata e precisamente dir-se-ia 'para beneficiar empresa tal ou empresa qual'", disse o presidente.

Temer é investigado no STF (Supremo Tribunal Federal) sob a suspeita de receber propina para beneficiar empresas que atuam no porto de Santos após assinar um decreto de concessões portuárias em 2017. Ele nega as acusações.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.