Ask Ariely: sobre questões invasivas, circuncisão e conselhos admiráveis

Perguntas pessoais não precisam ser respondidas, basta demonstrar o quão inapropriada elas são

Caro Dan,
Sou uma mulher solteira nos meus 30 anos. Sou convidada para muitos coquetéis, dos quais particularmente não gosto, mas sinto que devo ir. Para piorar as coisas, durante essas festas, pessoas que conheço apenas superficialmente, frequentemente sentem-se livres para me perguntar por que sou tão maravilhosa e ainda solteira. Eu tenho algumas respostas bem reais para essa pergunta (“eu não encontrei a pessoa certa”, “estou bem focada em minha carreira agora”), mas normalmente eu fico incomodada que elas tenham a audácia de me perguntar algo tão pessoal e complexo como um tipo de conversa fiada. Como você lidaria com essa situação?
- Jax

Bar em São Paulo
Como lidar com perguntas pessoais em coquetéis? - Maria do Carmo/Folha Imagem
 

Realmente é estranho que, enquanto alguns tópicos são considerados tabus para essas conversas fiadas –"quanto você ganha? quais suas preferências sexuais?”–, outras que deveriam ser consideradas como pessoais, como o estado civil, são consideradas justas. Com isso em mente, penso que seu trabalho é não responder a essa questão, mas demonstrar para as pessoas que a fazem o quão inapropriada foram.

Eu sugeriria que você respondesse com: “Isso é uma questão muito pessoal. Antes de falarmos de mim, você pode me dizer quais aspectos de sua vida você gostaria que fossem diferentes?” Pode ser difícil dizer algo assim no começo, mas meu palpite é que, se você se apegar a essa estratégia, em algum tempo se tornará uma atitude natural. Um efeito colateral dessa abordagem é que você pode ser menos convidada para esses coquetéis.


Caro Dan,
Eu sou judeu e minha esposa é agnóstica. Nós dois somos economistas e grandes fãs de seu trabalho. Nosso primeiro filho foi circuncidado ainda recém-nascido. Estamos, agora, esperando por nosso segundo garoto e não temos certeza sobre o que fazer. Minha esposa prefere que ele não seja circuncidado, e eu prefiro que seja feito por razões rituais. Alguma dica de como tomar essa decisão?
- Michael

Sobre essa questão há uma longa lista de prós e contras muito diferentes. Contra a circuncisão há o argumento de que o prazer sexual é dito maior para os não circuncidados – apesar de ser algo difícil de mensurar. Por outro lado, algumas autoridades dizem que o pênis circuncidado é mais fácil de ser limpo, e há dados que sugerem que a circuncisão reduz as probabilidades de contrair HIV. No fim, claro, apenas você pode decidir quão importante é a questão religiosa. Mas, uma vez que seu primeiro filho foi circuncidado de acordo com sua preferência, parece justo que sua esposa tome a decisão sobre o segundo filho.


Caro Dan,
Qual foi o melhor conselho que você já recebeu?
- Alison

Foi quando eu era estudante do doutorado e estava realizando minha primeira entrevista para um trabalho como acadêmico. Eu tinha algumas ofertas, e um dos meus conselheiros sugeriu que eu escolhesse o departamento mais diferente daquele no qual tinha estudado, forçando a mim mesmo que aprendesse novas coisas. Fiz dessa forma e aprendi muito ao longo dos dez anos seguintes. Normalmente, acredito que um bom conselho é não pensar sobre as escolhas como um próximo passo iminente, mas como elas nos auxiliariam em nosso crescimento a longo prazo.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.