Maia diz que é provável que Previdência fique para próxima legislatura

Apesar do desejo de Bolsonaro, presidente da Câmara não enxerga possibilidade de aprovação este ano

Angela Boldrini
Brasília

 O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou nesta terça-feira (6) que é provável que a reforma da Previdência seja votada apenas em 2019, durante a próxima legislatura. 

"Se você olhar o que se tentou com esse Parlamento e não se avançou, a probabilidade maior é essa, mas eu tento nesse tema ser otimista", afirmou Maia na saída da sessão de homenagem aos 30 anos da Constituição, no Congresso. 

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) parte da sua equipe vêm afirmando que o ideal seria a aprovação de pelo menos parte da reforma ainda em 2018. No Congresso, no entanto, lideranças enxergam a possibilidade com ceticismo. 

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), chegou a afirmar na manhã desta terça que a reforma deve ficar para o próximo governo

 

Maia afirmou que a fala de Eunício gera dificuldades adicionais para a aprovação.  Ele, que se reelegeu e pleiteia manter o posto de presidente da Casa no próximo mandato, afirmou que não é uma tarefa simples, mas que há urgência. 

Ele também afirmou que a reforma poderia ser votada mesmo com a intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro. A fala contradiz o texto da homenageada, a Constituição de 1988, que afirma que não é possível votar emendas constitucionais, como a reforma da Previdência, em períodos de intervenção federal. 

"Acho que esse não é um problema, a intervenção na área de segurança, você poderia criar uma interpretação de que está vedado só na segurança", disse Maia. "É importante sabermos se a gente tem condições ou não de votar."  ​

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.