ANP corta preço do diesel no Norte e Nordeste, mas eleva no resto do país

Trata-se do último período da subvenção criado para pôr fim à greve dos caminhoneiros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O preço do óleo diesel será reduzido nas regiões norte e nordeste e elevado no resto do país neste domingo (16). Os novos valores referem-se ao último período do programa de subvenção criado pelo governo para pôr fim à greve dos caminhoneiros, que se encerra no próximo dia 31.

Nesta sexta, a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis) informou que o litro do diesel nas refinarias cairá 2,42% no norte e 1,13% no nordeste. No Centro-Oeste, Sudeste e Sul, subirá 1,76%, 1,84% e 1,8%, respectivamente.

0
Preço do óleo diesel será reduzido nas regiões norte e nordeste e elevado no resto do país neste domingo - Zanone Fraissat/Folhapress

É a primeira vez desde o início do programa que os preços têm movimentos em direções distintas entre as regiões brasileiras. Em todas as outras ocasiões, houve queda ou aumento em todas elas. O preço do diesel está tabelado desde o início de junho.

A diferença é explicada pela redução do custo de importação dos produtos, um dos critérios usados no cálculo do preço, em portos do norte e nordeste, movimento que não aconteceu no resto do país. O valor do custo de importação é calculado pela consultoria Argus.

O programa de subvenção garante ressarcimento de R$ 0,30 por litro a refinarias e importadores de diesel que se comprometerem a vender o produto a preços tabelados pelo governo. 

Será encerrado no dia 31 de dezembro e ainda não há definição do novo governo sobre sua manutenção.

O setor de combustíveis defendia um período de transição, para que os preços nos postos não subam R$ 0,30 por litro de uma só vez.
 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.