Vale diz que vai se defender 'de forma vigorosa' em ação contra mineradora nos EUA

Investidores processam Vale nos EUA por prejuízos com rompimento de barragem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | Reuters

A Vale afirmou que pretende se defender de forma vigorosa após dois escritórios de advocacia nos Estados Unidos entraram com ações coletivas contra a companhia e seus principais executivos para reparar perdas de acionistas após o rompimento da barragem da empresa em Brumadinho (MG).

Em comunicados ao mercado nos EUA e no Brasil na noite de terça-feira (30), a Vale disse ainda que "tendo em vista o estágio ainda inicial do processo, não é possível, neste momento, prever qualquer possível resultado para esta questão".

Ao ser questionada pela agência Reuters ainda na terça-feira sobre o caso nos EUA, a Vale afirmou por meio da assessoria de imprensa que estava priorizando no momento o atendimento às pessoas afetadas, sem comentar especificamente a ação.

O processo foi impetrado pelos escritórios Bernstein Liebhard LLP e Rosen Law Firm em favor de todos os investidores que compraram ações da Vale entre 13 de abril de 2018 e 28 de janeiro deste ano.

O objetivo é reaver perdas que os acionistas tiveram por causa do que identificaram como comunicações falsas da companhia sobre o risco e dano potencial do rompimento de uma barragem na mina de Córrego do Feijão.

Os escritórios também argumentam que os programas de segurança contra incidentes e de saúde desenvolvidos pela mineradora eram inadequados e, por isso, várias pessoas morreram e centenas estão desaparecidas após o rompimento da barragem.

Entre os réus apontados nessa ação estão Murilo Ferreira, ex-presidente da Vale, Luciano Pires, diretor financeiro da companhia, e Peter Poppinga, diretor da companhia.

Haverá um período de 60 dias, que expira em 29 de março, para que outros interessados se juntem à ação coletiva. O investidor identificado como o que tem a maior perda vai ser considerado o líder na ação coletiva. Brasileiros que tenham comprado ADRs (recibos de ações negociados nas Bolsas dos EUA) da Vale podem se unir ao processo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.