Economia dos EUA tem 40% de chance de entrar em recessão, diz Larry Summers

Para ex-secretário do Tesouro americano, probabilidade de Trump se reeleger vai de 35% a 40%

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos Larry Summers disse nesta quarta-feira (3), que há chances de a economia americana entrar em recessão nos próximos anos.

Summers disse que existem chances entre 20% e 25% de a economia americana entrar em recessão já no próximo ano e afirmou que a probabilidade sobe para 40% em dois anos.

A previsão foi feita em palestra dada durante almoço oferecido a convidados em evento organizado pelo Bradesco BBI. A palestra foi fechada à imprensa a pedido de Summers.

Segundo pessoas que ouviram a apresentação, Summers disse ainda que acredita que o Fed (Federal Reserve, o banco central americano) estaria mais inclinado a cortar os juros nos EUA do que subir –o que favoreceria o fluxo de recursos para economias de mercados emergentes, aliviando a pressão sobre esses mercados.

Summers disse ainda que as chances de reeleição de Donald Trump estariam entre 35% e 40%.

O ex-secretário do Tesouro falou pouco de Brasil, segundo participantes. Em sua avaliação, uma abertura econômica do mercado brasileiro seria positiva, não em razão de possíveis efeitos sobre o consumo, mas porque elevaria a competitividade do país ao favorecer, por exemplo, a importação de máquinas equipamentos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.