Ex-executivos do Barclays são condenados à prisão por manipular taxa de juros

Promotores alegaram que os réus conspiraram para fraudar manipulando desonestamente a Euribor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

Dois ex-executivos do Barclays foram condenados nesta segunda-feira (1º) a um total de nove anos de prisão depois de terem sido condenados por um júri londrino por conspirar para fraudar o valor da taxa de juros global da Euribor.

Os promotores alegaram que os réus conspiraram para fraudar manipulando desonestamente a Euribor (a taxa interbancária do euro) --uma referência que ajuda a determinar taxas entre US$ 150 trilhões e US$ 180 trilhões de contratos e empréstimos financeiros em todo o mundo-- entre janeiro de 2005 e dezembro de 2009.

"Esses homens deliberadamente minaram a integridade do sistema financeiro para encher seus bolsos e promover os interesses de seus empregadores", disse Lisa Osofsky, chefe da SFO (Gabinete de Fraudes Graves, na sigla em inglês).

"Estamos comprometidos em rastrear e levar à justiça aqueles que defraudam os outros e abusam do sistema".

O inglês Colin Bermingham, 62, ex-especialista em mercado de moedas e contribuidor da taxa sênior, foi condenado a cinco anos, enquanto o anglo-italiano Carlo Palombo, 40, ex-operador de derivativos, recebeu uma pena de quatro anos.

Um "devastado" Palombo, e sua família, precisavam de tempo para aceitar a decisão enquanto consideravam qualquer recurso, disse seu advogado John Hartley, da Hodge Jones & Allen.

A equipe jurídica de Bermingham não comentou.

Bermingham e Palombo haviam negado qualquer irregularidade.
 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.