Brasileiro consome, em média, 25 kg de banana ao ano

Produção mundial anual bateu recorde em 2018, com 19,2 milhões de toneladas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A melhor representante dos Trópicos está de aniversário. Neste domingo (22) é comemorado no país o Dia Nacional da Banana.

Do turbante de Carmen Miranda à representação pejorativa de países caribenhos com pouco apreço à democracia, a fruta é uma das mais populares no mundo. 

A produção mundial anual bateu recorde em 2018, com 19,2 milhões de toneladas, estimados pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura). 

O Brasil é o quarto maior produtor do mundo, atrás de Índia, China e Indonésia. Em 2017, o país produziu 6,6 milhões de toneladas do fruto, mas exportou cerca de 60 mil. Isso porque o brasileiro é um ávido consumidor. 

Brasileiro consome, em média, 25 kg de banana ao ano - Gabriel Cabral/Folhapress

Segundo a Embrapa, o consumo médio per capita é de cerca de 25 kg por ano. As variedades mais plantadas são a prata (70%), nanica (20%) e maçã (4%).

A banana-da-terra, por sua vez, é um caso à parte, já que não é uma banana, mas um plátano, fruto de uma planta de gênero diferente.

O plátano, diferentemente de suas “primas”, não converte seu amido em açúcar durante o amadurecimento, por isso tem sabor mais amarrado.

No começo de 2019, a expressão “da terra” ganhou ainda mais força. O Brasil registrou duas variedades nacionais, D’Angola e Terra Maranhão, no Registro Nacional de Cultivares.

Mas a produção de banana no mundo encontra-se ameaçada. Uma nova variedade do fungo que causa o Mal-do-Panamá, uma doença destrutiva para os bananais, tem se alastrado pelo mundo. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.