Economia brasileira teve no 3º tri melhor desempenho em um ano, indica IBC-Br

Atividade econômica teve alta de 0,91% no terceiro trimestre e de 0,44% em setembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | Reuters

A atividade econômica brasileira teve em setembro a segunda alta mensal consecutiva e o melhor desempenho em quatro meses, fechando o trimestre com o resultado mais forte em um ano, sinalizou o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) divulgado nesta quinta-feira (14).

O número se alinha a dados recentemente divulgados que mostraram ganho de tração nos setores varejista, de serviços e industrial, enquanto analistas melhoram expectativas para o PIB (Produto Interno Bruto).

O IBC-Br —que tem como objetivo mensurar a evolução contemporânea da atividade econômica do país— subiu 0,44% em setembro sobre agosto. No terceiro trimestre sobre o anterior, a alta foi de 0,91%, de acordo com dados dessazonalizados.

Entrada de uma loja de vestidos de festa na Rua José Paulino, no Bom Retiro.
Rua José Paulino, no Bom Retiro, região central de São Paulo - Bruno Santos/Folhapress

O número de setembro é o melhor desde maio (+1,20%). Para o mês, o desempenho é o mais forte desde 2013 (+0,60%). Sobre setembro de 2018, o IBC-Br aumentou 2,11%, enquanto no acumulado em 12 meses teve alta de 0,99%, de acordo com dados observados.

No terceiro trimestre, o índice cresceu 0,91%, maior alta trimestral desde o terceiro trimestre de 2018 (+1,67%).

Nesta semana, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que as vendas no varejo no Brasil aumentaram de forma generalizada em setembro, registrando o melhor resultado para o mês em dez anos. O setor de serviços teve no mesmo mês o melhor desempenho para o mês desde 2014, e a produção industrial registrou o melhor setembro em dois anos.

A melhora dos indicadores se reflete nas expectativas do mercado. Analistas preveem que o PIB crescerá 0,92% em 2019 e 2,08% em 2020. Quatro semanas atrás, as projeções estavam em 0,87% e 2,00%, respectivamente, segundo dados da Focus.

O IBGE divulga os dados sobre o PIB brasileiro do terceiro trimestre em 3 de dezembro. A apuração do IBC-Br utiliza a estrutura do SCN (Sistema de Contas Nacionais), que calcula o PIB, e emprega algumas variáveis, mas existem diferenças conceituais, metodológicas e mesmo de frequência de cálculo dos dois indicadores.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.