Descrição de chapéu datafolha

Datafolha revela vencedores da 30ª Top of Mind

Com recorde de categorias, revista com os resultados de pesquisa nacional do Datafolha circula no próximo dia 30

São Paulo

Quais são as marcas que não saem da cabeça dos brasileiros? Os resultados da pesquisa nacional do Datafolha sobre lembrança de marcas serão divulgados na revista Folha Top of Mind, que circula nacionalmente, no próximo dia 30, junto com a Folha.

A edição comemorativa traz um número recorde de itens pesquisados: são 78 categorias ligadas a produtos e serviços.

Além das campeãs de 2020, a publicação especial vai trazer análises, artigos de empresários, entrevistas, ensaios fotográficos e reportagens sobre o universo da publicidade e propaganda, além de informações históricas sobre a pesquisa Top of Mind, que completa 30 anos.

Na noite do dia 29, véspera da circulação, será transmitido no site da Folha um vídeo com as vencedoras. Neste ano, por causa da pandemia, a festa de entrega do prêmio, que ocorria no Tom Brasil, em São Paulo, foi cancelada.

Festa de premiação Top Of Mind, realizada na casa de show Tom Brasil
Festa de premiação Top Of Mind, realizada na casa de show Tom Brasil - Adriano Vizoni

A maior novidade da 30ª edição da pesquisa, baseada na resposta espontânea do público, é a inclusão de categorias que faziam parte da revista O Melhor de sãopaulo — Restaurantes, Bares & Cozinha, com circulação anual na Grande São Paulo, baseada em estudo do Datafolha sobre preferências dos paulistanos no universo gastronômico.

Também devido à pandemia, o estudo deste ano foi cancelado. Agora, a parte relacionada a alimentos foi integrada ao Top of Mind e passou a ser pesquisada em todo o país. Entre os segmentos estreantes estão arroz, feijão e macarrão, que ganharam protagonismo na quarentena.

“Levantamento recente do Datafolha sobre mudança de hábitos durante a quarentena mostrou que a população mergulhou em tarefas domésticas, especialmente no preparo de refeições e limpeza da casa”, explica Alessandro Janoni, diretor de pesquisas do Instituto Datafolha.

Água sanitária e papel higiênico são outras novidades do estudo, que incluiu ainda aplicativos de filmes e séries, música e videochamada.

O levantamento do Datafolha contempla categorias em setores como alimentação, transporte, saúde, comunicação, higiene e beleza, finanças e turismo. Juntam-se a elas, outros sete segmentos especiais, como o Top Feminino e Masculino, que revela as marcas mais mencionadas entre mulheres e homens.

Outra categoria de destaque, o Top Meio Ambiente vai revelar a marca mais lembrada no Brasil quando o assunto é preservação ambiental.

Para chegar aos nomes mais citados de serviços e produtos que fazem parte do cotidiano da população, pesquisadores do Datafolha entrevistaram 7.584 mulheres e homens, a partir dos 16 anos, de todas as regiões e estratos sociais.

A partir da pergunta “Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça?”, o instituto mapeia os resultados. Pela primeira vez, o levantamento, sempre realizado presencialmente, foi feito por telefone, por causa do distanciamento social imposto pela pandemia. As entrevistas ocorreram entre 20 de julho e 1º de setembro.

A Folha Top of Mind alcança a terceira década com o legado de mais importante pesquisa de lembrança de marcas do Brasil e a maior do gênero na América Latina.

“Uma de suas principais contribuições nesses 30 anos foi o de monitorar transformações de diferentes cenários do país sobre a lembrança de marcas e comportamento do consumidor”, avalia Janoni.

O anuário sobre as campeãs é aguardado tanto pelas empresas quanto pelo mercado publicitário. “A Folha Top of Mind é vista como ponto de partida para marcas inovarem, implementarem estratégias e investir no relacionamento com os consumidores de forma mais embasada”, diz Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes).

Na avaliação de Ênio Vergeiro, presidente da APP (Associação dos Profissionais de Propaganda), a Folha Top of Mind é uma referência no mercado de comunicação. “As agências se sentem bastante gratificadas por ajudar as marcas a receber esse prêmio.”

O site da revista (folha.com/top-of-mind) já está no ar, com reportagens com profissionais à frente das marcas vitoriosas ao longo dos 30 anos, assim como informações sobre o histórico da pesquisa.

Os leitores podem ainda conferir uma ação digital que reúne 40 das principais agências de publicidade do país —os bastidores estão no Instagram @folhatopofmind.

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