Maria Silvia Bastos Marques deixa o Goldman Sachs Brasil

Executiva estava desde 2018 na instituição, após deixar o comando do BNDES

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Após quase três anos, Maria Silvia Bastos Marques, presidente do conselho consultivo do Goldman Sachs do Brasil, deixará a instituição no final deste ano, comunicou o banco nesta sexta-feira (11). Um substituto não foi anunciado.

"Maria Silvia ajudou a firmar, durante um período de mudanças significativas, a sólida posição do banco no país. Sua colaboração foi essencial para aprofundar nosso relacionamento com clientes, bem como para abrir novas frentes de negócios. Foi também uma grande mentora para nosso time no Brasil", disse o banco em nota.

Maria Silvia Bastos Marques em Brasília, em foto de 2016, quando presidia o BNDES
Maria Silvia Bastos Marques em Brasília, em foto de 2016, quando presidia o BNDES - AFP PHOTO / ANDRESSA ANHOLETE

Maria Silvia foi presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) entre junho de 2016 e maio de 2017, durante o governo Michel Temer.

Ela pediu demissão do comando do banco uma semana depois que veio a público o áudio da conversa entre Joesley Batista, um dos donos do frigorífico JBS, e Temer, que a citava.

A executiva ingressou no braço brasileiro do banco com sede em Nova York como presidente em abril de 2018 e, depois de um ano, passou a comandar o conselho da instituição. O comando executivo do grupo ficou dividido entre seis executivos.

Formada em administração pública e doutora em economia pela FGV (Fundação Getulio Vargas), Maria Silvia foi secretária da Fazenda do Rio e presidente do Comitê Olímpico da Rio 2016, além de presidente da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), do Instituto Brasileiro do Aço e da Icatu Seguros.

Também atuou nos conselhos consultivos de empresas como Petrobras e Vale e seu nome foi cogitado para compor a equipe econômica de Jair Bolsonaro.

Segundo o Goldman Sachs, ela incentivou a criação de projetos educacionais de diversidade e inclusão, além de estimular o debate sobre a diversidade no universo brasileiro das finanças como um todo.

"Em nome de todos, agradecemos a Maria Silvia por seus serviços e sua dedicação, desejando tudo de bom a ela e à sua família nos próximos anos."

O conglomerado no Brasil continuará a ser gerido de forma colegiada por seis executivos seniores, que formam o comitê executivo de gestão. São eles: Rodolfo Soares, Ricardo Bellissi, Paula Moreira, Daniel Motta, Juliano Arruda e Ricardo Mourão.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.