Aneel veta corte de energia para baixa renda, hospitais e estruturas de vacinação

Concessionárias não poderão suspender os serviços ao menos até o final de junho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

A diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou nesta sexta-feira (26) medidas especiais para o setor de distribuição de eletricidade devido ao agravamento da pandemia de Covid-19 no Brasil que incluem restrições ao corte de energia de consumidores mesmo em caso de inadimplência.

Pelas regras, as concessionárias não poderão suspender os serviços para clientes de baixa renda ao menos até o final de junho. Também foram proibidos no período os cortes para unidades ligadas ao combate ao coronavírus, como hospitais e centros de produção, armazenamento e distribuição de vacinas.

As medidas, no entanto, devem ter menos impacto direto sobre as empresas de energia do que iniciativa semelhante da agência no ano passado, uma vez que preveem um mecanismo de alívio.

Em contrapartida ao peso financeiro do veto aos cortes, as distribuidoras poderão adiar até dezembro compensações garantidas pela regulação aos consumidores quando há descumprimento dos níveis mínimos de qualidade do serviço.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.